Saúde Pública

Kit de aromas permite treinar memória olfativa afetada pela COVID19

A APHP foi uma das entidades convidadas para a apresentação, no dia 30 de junho, do Kit Top Covid, desenvolvido pela Universidade de Aveiro em parceria com a avintense Sogrape, para treino dos pacientes com desvios olfativos decorrentes da COVID19.
O Kit TOP COVID foi desenvolvido a partir de produtos naturais portugueses e subprodutos de agroindústrias. É constituído por cinco discos de aromas naturais, criados a partir de matérias-primas 100% vegetais: pó de alecrim, pó de casca de tangerina, pó […]

Ler mais..

INE destaca contributo crescente dos hospitais privados para a saúde dos portugueses

Os dados estatísticos oficiais sobre o setor da saúde que o Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou para assinalar o Dia Mundial da Saúde, que se comemorou a 7 de abril, revelaram um significativo aumento, em diversos indicadores, do contributo dos hospitais privados para a saúde dos portugueses.
O INE registou o crescimento do número de camas de internamento dos hospitais privados nas duas últimas décadas (mais 3 mil camas em 2019 que em 1999), o que deu um contributo […]

Ler mais..

Hospitais privados disponíveis para intensificar colaboração com SNS

Os hospitais privados já cederam cerca de 900 camas ao SNS e estão a tratar perto de 230 doentes COVID. Como se afirmou desde março de 2020, os hospitais privados estão plenamente empenhados na luta nacional contra a COVID19 e têm estado sempre disponíveis para colaborar com o SNS, dentro das disponibilidades e de acordo com o que fosse tido por conveniente pelas autoridades.
Depois de desmobilizados, em abril de 2020, do combate à COVID-19, quando dispunham de cinco hospitais, […]

Ler mais..

Hospitais privados, o outro braço da luta contra a COVID-19

Se no segundo trimestre de 2020, o SNS prescindiu da disponibilidade dos hospitais privados para responder à pandemia de COVID-19, no último trimestre do ano, no auge dos contágios e com hospitais públicos de algumas regiões perto da rutura, registou-se uma aproximação efetiva das Administrações Regionais de Saúde aos hospitais privados, sem que, no entanto, se tenham enquadrado as necessidades do SNS num plano de resposta nacional e em rede.
No início do mês de novembro, aos contactos das Administrações […]

Ler mais..

Hospitais privados prontos para colaboração reforçada com o SNS

No momento em que o Presidente da República, depois de ouvir os principais atores do Sistema de Saúde, bem como todos os partidos com assento parlamentar, pondera o estado de Emergência, e independentemente dos recentes ardis que atentam contra a boa-fé e o trabalho desenvolvido pela hospitalização privada portuguesa, os hospitais privados, associados da APHP; reiteram o seu empenho na luta nacional contra a pandemia COVID-19. Mas, como a APHP tem alertado desde o início do ano, falhar o […]

Ler mais..

Europa conta com os hospitais privados na resposta aos doentes não-COVID

Há uma crise de saúde pública escondida e indiretamente motivada pela COVID-19 na Europa: o excessivo atraso no atendimento de doentes não COVID-19. A telemedicina, a hospitalização domiciliária, a revalidação automática de receitas ou as linhas telefónicas dedicadas não são resposta para tudo e a restituição do acesso destes doentes aos cuidados de saúde é muito díspar, no que diz respeito à colaboração dos hospitais privados, de país para país.
Em Portugal, a 21 de setembro, o Ministério da Saúde […]

Ler mais..

Atividade pós-confinamento revela confiança dos portugueses nos hospitais privados

Após a quebra natural de atividade durante o estado de Emergência – motivada, quer pelas orientações da DGS para adiar consultas de especialidade e cirurgias não urgentes e encerrar atividades como a medicina dentária, quer pelo confinamento – os cuidados de saúde prestados nos hospitais privados conheceram uma retoma gradual a partir do mês de maio, com o mês de julho a aproximar-se dos indicadores registados antes da pandemia.
Com base em informação recolhida junto de operadores, é possível traçar […]

Ler mais..

APHP alerta para problemas no SIGIC

A APHP tem vindo a alertar o Ministério da Saúde, a ACSS e a ERS para a necessidade da convenção SIGIC prever as novas exigências de saúde pública em termos de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e teste COVID prévio às cirurgias eletivas.
As questões do financiamento, não só dos EPI’s, mas também dos serviços hospitalares privados prestados no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgias (SIGIC) têm estado na ordem do dia. Há notícias de utentes […]

Ler mais..

É urgente um plano para doentes não-Covid 19

Em julho, no Fórum TSF, em entrevista ao Expresso ou à Radio Renascença, a APHP tem reiterado o que já havia defendido publicamente em abril: um plano de retoma da atividade assistencial.
Para a APHP, a pandemia de COVID-19 teve um impacto brutal na economia e nos sistemas de saúde, sendo, por isso, urgente definir e pôr em marcha um plano extraordinário (e temporário) de retoma da atividade assistencial, bem como realizar uma campanha a esclarecer que as instituições de […]

Ler mais..

Testes à Covid-19. ADSE cumpre normas da DGS. Ministério da Saúde ignora

Ao contrário do que acontece com o Ministério da Saúde no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), a ADSE aceitou, este mês, a legitimidade dos seus beneficiários verem comparticipados os testes de diagnóstico à Covid-19 antes de qualquer cirurgia, desde que feitos no regime convencionado.
«No seguimento das orientações da Direção Geral da Saúde (DGS), que estabeleceram a obrigatoriedade de rastreio de Covid-19 antes dos tratamentos do foro oncológico, bem como antes de qualquer cirurgia, […]

Ler mais..

Hospitais privados assumem compromisso com os portugueses

Totalmente empenhados em proporcionar aos portugueses todas as condições para poderem retomar os cuidados de saúde de que necessitam, os hospitais privados assumiram uma carta de compromisso, na qual expressam seis garantias em outros tantos domínios que preocupam os cidadãos no novo normal do acolhimento hospitalar.
Segurança, distanciamento, acolhimento, informação, proximidade e confiança são os pilares dos cuidados de saúde que os hospitais privados se comprometem a prestar nesta nova fase, em que as atividades de cuidados essenciais devem ser […]

Ler mais..

Hospitais privados na primeira linha da recuperação da assistência à saúde

Desde o início do mês de abril, após missiva enviada ao Ministério da Saúde, a APHP e os hospitais privados têm reiterado a necessidade de retomar a atividade normal de assistência à saúde. Total disponibilidade e reforço dos procedimentos de segurança conferem a necessária confiança aos portugueses para um regresso aos cuidados de saúde correntes.

Ler mais..

APHP sugere programa extraordinário de recuperação de consultas e cirurgias em atraso no SNS

Nos últimos dias, as notícias sobre o cancelamento em massa de exames de diagnóstico, consultas e cirurgias multiplicam-se, o que preocupa, em especial, os cidadãos com doença crónica, os que se angustiam por saber a sua situação de saúde e os familiares de todos. Neste contexto, a APHP sugeriu à tutela a execução de um programa extraordinário de colaboração para atender os portugueses com outras patologias cujo acompanhamento ou cirurgias estão a ser adiadas.
Segundo Oscar Gaspar, presidente da APHP […]

Ler mais..

APHP e Multicare chegam a acordo para tratar doentes com COVID-19

No âmbito da luta nacional contra a COVID-19, a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) estabeleceu um acordo com a Multicare que permite aos seus segurados, que não tenham sido referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde, serem diretamente atendidos nos hospitais privados.
Este acordo vem aumentar o acesso dos portugueses a uma oferta diferenciada e pretende satisfazer as necessidades dos segurados da Multicare, enquanto se alivia o esforço dos hospitais do SNS, assim contribuindo para um funcionamento mais harmónico do […]

Ler mais..

Hospitais privados estão incondicionalmente disponíveis para participar no esforço nacional de combate à COVID-19

Com ou sem prolongamento de estado de emergência, e na sequência da emissão da Norma 004 da Direção Geral de Saúde (DGS), com os termos da preparação do sistema de saúde para a Fase de Mitigação da Pandemia COVID-19, a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) reitera que os hospitais privados estão disponíveis para, incondicionalmente, participarem no esforço nacional de combate a este vírus, em total articulação com o SNS. Governo afasta cenário de requisição e afirma a necessidade […]

Ler mais..

APHP integra Conselho Nacional de Saúde Pública

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) passou a integrar o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), na sequência de despacho da Ministra da Saúde, datado de 31 de janeiro último.
«Para além da conjuntura de alarme sanitário mundial, motivado pelo novo coronavírus, esta cooptação da APHP representa o inequívoco reconhecimento do contributo dos hospitais privados para a saúde pública em Portugal», explica Oscar Gaspar, presidente da APHP.
Na recente reunião deste órgão, o presidente da APHP reiterou a disponibilidade dos […]

Ler mais..

Ordem dos Médicos Dentistas e APHP colaboram na promoção da saúde oral

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) e a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) assinaram um protocolo de cooperação para reforçar a promoção da saúde oral, incentivando as melhores práticas da medicina dentária no âmbito da hospitalização privada.
O documento, assinado pelo Bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, e pelo Presidente da APHP, Oscar Gaspar, sistematiza um conjunto de ações a desenvolver, no curto e médio prazo, tais como a criação de instrumentos de gestão e metodologias que favoreçam […]

Ler mais..

APHP integra Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde

A APHP passou a integrar, a convite da Diretora Geral de Saúde (DGS), Dr.ª Graça Freitas, a “Comissão de Acompanhamento para a elaboração e execução do PNS 2021-2030”. A APHP vai, assim, participar em todas as etapas do processo de elaboração e execução do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, numa perspetiva de coprodução e ação intersetorial.
O referido Plano, que para a DGS é um «ciclo de planeamento estratégico em saúde, de base populacional, em Portugal, que decorrerá na próxima […]

Ler mais..

APHP na criação do Instituto de Saúde Baseada na Evidência

O novo Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE), apresentado no dia 12 de setembro, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tem na APHP um parceiro fundador, em conjunto com as Faculdades de Medicina e de Farmácia da Universidade de Lisboa, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e a Plataforma “Saúde em Diálogo”.
«Vamos trabalhar para que cada vez mais o sistema de saúde responda às necessidades dos cidadãos e para […]

Ler mais..

APHP adere ao Fórum Saúde Século XXI

Em janeiro, a APHP aderiu ao Fórum Saúde para o século XXI.
Fundado em março de 2014, o Fórum Saúde para o século XXI visa a promoção de relações informais e independentes, entre os principais “stakeholders” do setor da saúde em Portugal. Os seus trabalhos têm incidido sobre quatro temáticas principais: financiamento (assegurar a sustentabilidade económica, financeira e social, do sistema nacional de saúde), literacia (promover a literacia em saúde como fator central de uma política de educação e prevenção), […]

Ler mais..

72 entidades, uma missão

A Convenção Nacional de Saúde é apresentada como o maior debate nacional de sempre sobre o presente e o futuro da Saúde em Portugal. Assegura que todos os parceiros da Saúde e todos os cidadãos terão uma oportunidade de participar e dar o seu contributo para definir um novo rumo da Saúde em Portugal.

Ler mais..