Observatório

Observatório

O Observatório é um espaço de opinião e informação, com três objetivos:

  1. Divulgar e debater a evolução do setor da Saúde, nomeadamente através da opinião dos mais diversos autores, nacionais ou internacionais.
  2. Contribuir para a definição e avaliação de políticas públicas de saúde, baseadas em informação e conhecimento sobre este domínio de intervenção.
  3. Promover a reflexão sobre o setor da Saúde, em Portugal e na Europa, de forma a fazer do valor para o doente o objetivo central de todas as reformas.

Debater, explicar, convencer: os talentos da APHP a nível europeu!

50 anos de APHP! A União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP) felicita a APHP por assinalar uma data tão relevante e orgulha-se do caminho percorrido. Muita experiência em serviços de saúde de qualidade, essa é a nossa trajetória comum. O setor da saúde tem feito progressos fantásticos que beneficiam a qualidade de vida dos cidadãos europeus, também com o envolvimento de profissionais de excelência das unidades privadas de saúde.

Ler mais..

Os 50 anos da APHP

É uma coincidência incrível, mas o número 50 da Feedback é editado no dia em que a APHP faz 50 anos. A aposta que fizemos na Feedback tem 5 anos e é um instrumento de partilha e de comunicação ao serviço do projeto que acertadamente foi lançado há 5 décadas em defesa de mais Saúde.

Ler mais..

Trabalho e serviço dos hospitais privados em ano de pandemia

Em virtude do contexto pandémico que trouxe desafios e limitações impensáveis à atividade assistencial planeada, a APHP decidiu editar, no ano em que assinala 50 anos, uma análise da atividade dos hospitais privados em 2020. O documento, que está disponível em português e inglês, foi ilustrado com desenhos gentilmente cedidos pelo enfermeiro sul-coreano Oh Young-Jun, que decidiu retratar o dia-a-dia da enfermaria para doentes COVID19 do seu hospital em Incheon.

Ler mais..

«O argumento contra as PPP […] é uma teimosia ideológica»

O relatório «Acesso a cuidados de saúde – As escolhas dos cidadãos 2020», apresentado este mês pelo professor catedrático da Faculdade de Economia na Universidade Nova de Lisboa Pedro Pita Barros, motivou algumas intervenções públicas do autor que enaltecem o contributo da hospitalização privada e desmistificam dogmatismos ainda presentes na prestação de cuidados de saúde em Portugal.

Ler mais..

Doentes no centro do sistema de saúde

Novembro é, há vários anos, o mês de alerta para as doenças do homem, de sensibilização para o cancro do pulmão ou de consciencialização para a diabetes, mas será difícil encontrar um 11º mês como o deste ano, em que os doentes se fizeram ouvir, a plenos pulmões, para reivindicar um sistema de saúde definitivamente orientado para as suas necessidades.

Ler mais..

Instituições privadas da Saúde e 70 associações de doentes assinam protocolo para melhorar acesso aos cuidados de saúde

Os membros do Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP, a que a APHP pertence, e 70 Associações de Doentes assinaram, hoje, na Sede Nacional da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), em Lisboa, um documento de entendimento que estabelece medidas para garantir e melhorar o acesso das pessoas com doença aos cuidados de Saúde.

Ler mais..

Presidente da ADSE: «Não se pode gerir de costas voltadas para os parceiros»

Com a pedagogia de quem esteve ligada ao setor da Educação desde 1987, Maria Manuela Faria, a nova presidente da ADSE, afirma que o Instituto de Proteção e Assistência na Doença dos Trabalhadores do Estado tem de evoluir para passar no exame dos seus beneficiários. A sua lição inicial versa o diálogo, expressão que referencia três vezes nesta que é a primeira entrevista que concede nas novas funções.

Ler mais..

Como vai evoluir a Saúde na sequência da COVID-19

Parece simples: parem-se as viagens, evita-se que o vírus se espalhe pelo mundo. Eis o que é um coronavírus e porque esta estratégia não funcionou.
O que é um coronavírus, como a COVID-19?
Um coronavírus é uma cadeia de material genético (RNA) coberta por uma membrana de proteínas que o protege e da qual outras proteínas se projetam e o ajudam a unir-se às células humanas.

Ler mais..

Como infeta a COVID-19?

Parece simples: parem-se as viagens, evita-se que o vírus se espalhe pelo mundo. Eis o que é um coronavírus e porque esta estratégia não funcionou.
O que é um coronavírus, como a COVID-19?
Um coronavírus é uma cadeia de material genético (RNA) coberta por uma membrana de proteínas que o protege e da qual outras proteínas se projetam e o ajudam a unir-se às células humanas.

Ler mais..

Cibercrime mais sofisticado em 2020

Os investigadores da Kaspersky, uma multinacional de cibersegurança, partilharam, este mês, através da imprensa, a sua visão sobre o que apelidam de Ameaças Persistentes Avançadas (APT) para 2020, referenciando desafios, particularmente relevantes para um setor tão sensível como a Saúde, para os próximos 12 meses.

Ler mais..

Entrevista a Pedro Pita Barros, embaixador da Missão Cancro, da Comissão Europeia

O cancro é uma das principais prioridades da Comissão Europeia no domínio da saúde e o professor Pedro Pita Barros foi recentemente indigitado embaixador da Missão Cancro, uma das cinco áreas das primeiras grandes missões de I&D definidas no âmbito do próximo Programa-Quadro de Investigação e Inovação, Horizonte Europa (2021-2027). Em entrevista à Feedback, explicou que a Missão Cancro está focada numa efetiva redução do número de mortes por cancro e que as estratégias passam pela prevenção, pela educação […]

Ler mais..

O que é este novo coronavírus?

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia. O novo coronavírus, intitulado COVID-19, foi identificado pela primeira vez em janeiro de 2020 na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto nessa cidade. Para saber mais, consulte, por favor, o site da Direção Geral […]

Ler mais..

Por um sistema de saúde inclusivo

A propósito da aprovação e recente publicação da Lei de Bases da Saúde (LBS), o Health Cluster Portugal (HCP) contratou com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) a realização de um estudo sobre as perspetivas de evolução a médio prazo do sistema de saúde português, com especial ênfase nas alterações que decorrerão da entrada em vigor da nova LBS.

Ler mais..
APHP - Associação Portuguesa de Hospitalização Privada

A ADSE na hora H

Para lá de argumentos e contra-argumentos, a problemática da ADSE reside numa Convenção que induz múltiplas entorses. O acumular de situações motivou uma crise que se materializou com a imposição de uma regra geradora de total imprevisibilidade.

Ler mais..