Observatório
O Observatório é um espaço de opinião e informação, com três objetivos:
- Divulgar e debater a evolução do setor da Saúde, nomeadamente através da opinião dos mais diversos autores, nacionais ou internacionais.
- Contribuir para a definição e avaliação de políticas públicas de saúde, baseadas em informação e conhecimento sobre este domínio de intervenção.
- Promover a reflexão sobre o setor da Saúde, em Portugal e na Europa, de forma a fazer do valor para o doente o objetivo central de todas as reformas.
OMS afirma que a Saúde na Europa está velha e doente
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de lançar um relatório que visa a referenciação de políticas e boas práticas europeias em relação aos recursos humanos na área da saúde. Mas o que mais se destaca dos dados apresentados é que os profissionais de saúde na Europa envelhecem a um ritmo preocupante. E os números são especialmente surpreendentes quando se trata de médicos.
«O sistema de saúde esgotou a sua capacidade e a sua atratividade, apesar de continuar a reclamar-se de cobertura universal e de acesso geral»
O cirurgião e professor universitário José Fragata lançou recentemente um livro em que defende «uma reforma profunda» orientada para um sistema que integre todos os setores prestadores de cuidados de saúde.
Cirurgião José Fragata sugere operar reforma do sistema de saúde português
O Professor Catedrático José Fragata, Chefe de Serviço da Carreira Médica Hospitalar e Diretor do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Marta, do Centro Hospitalar de Lisboa Central e que também dirige a Unidade de Cirurgia Cardíaca dos hospitais CUF, publicou um novo livro, “A reforma necessária do sistema de saúde português”.
CIP elege Saúde como vetor da retoma económica
O Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP – Confederação Empresarial de Portugal promoveu, a dia 28 de abril, no Centro de Congressos de Lisboa, uma conferência subordinada ao tema “XV Legislatura | A Saúde como prioridade para a retoma económica e social”.
Convenção Nacional de Saúde defende o aproveitamento de todos os recursos do Sistema Português de Saúde
Como a Saúde é uma preocupação para os portugueses, na Convenção Nacional da Saúde (CNS), os diferentes agentes do setor (associações de doentes, hospitais, farmácias e indústria farmacêutica, Ordens profissionais, entre outros) debateram as prioridades para a nova legislatura.
APHP e Universidade Católica criam Observatório para análise dos custos da Saúde
A evidência empírica aponta para o aumento gradual dos custos de exploração dos hospitais. Para uma análise mais sistemática e objetiva, a APHP e a Universidade Católica Portuguesa decidiram criar um Observatório que anualmente terá a missão de estudar os custos em Saúde.
CENS-CIP alerta para o maior défice de sempre do SNS e para o impacto da inflação na Saúde
Após análise dos dados mais atualizados da execução orçamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP, que a APHP integra, reiterou a imperiosa necessidade de Portugal assumir a Saúde como uma prioridade nacional…
50% dos portugueses têm uma segunda cobertura de saúde
Nas últimas semanas e com os balanços de 2021 a serem feitos, foram divulgadas informações que dão conta de que há mais 5.157.000 de portugueses que têm uma segunda cobertura de saúde. Dito de outra forma, pela primeira vez 50% dos portugueses têm uma segunda cobertura de saúde.
Associações exigem que a Saúde seja prioridade nacional na nova legislatura
O Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e a Convenção Nacional de Saúde, organismos que a APHP integra, consideram que a Saúde é uma das maiores preocupações dos portugueses, o que deve motivar o próximo governo a conferir-lhe prioridade absoluta na nova legislatura.
Hospitais privados com avaliação global superior aos hospitais públicos
O inquérito à população “Saúde em dia 2.0”, realizado pelo Movimento Saúde Dia, concluiu que nove em cada 10 portugueses são favoráveis à criação de parcerias entre o SNS e os privados «para reencaminhar doentes nos casos em que o SNS não tem capacidade de resposta em tempo útil» e que os hospitais privados (59% considera-os bons ou muito bons) «recebem uma avaliação superior aos hospitais públicos, inclusive pelos utilizadores de hospitais públicos».
A comunicação é crucial em contexto de pandemia
No dia 17 de novembro, na Universidade do Minho, especialistas em Comunicação, assessores de imprensa e investigadores reuniram-se no arranque das Jornadas “Pandemia e Comunicação”. No evento, esteve em discussão a importância da Comunicação Estratégica em contexto de pandemia.
CNS quer um ecossistema de saúde de valor reforçado, que inclua o setor privado e social
No dia 26 de outubro, a Convenção Nacional de Saúde (CNS) promoveu uma conferência centrada no pós-pandemia. Com o Alto Patrocínio do Presidente da República, a CNS reivindicou medidas para se «Recuperar a Saúde, Já» e evidenciou a disponibilidade dos vários parceiros que a constituem para participar nesse «esforço coletivo».
Não há melhor retorno do investimento do que a Saúde
No seu discurso sobre o estado da União, no passado dia 15 de setembro, a presidente da Comissão Europeia apresentou as iniciativas emblemáticas que a Comissão tenciona empreender no próximo ano. E destacou a Saúde como o melhor retorno do investimento.
Trabalho e serviço dos hospitais privados em ano de pandemia
Em virtude do contexto pandémico que trouxe desafios e limitações impensáveis à atividade assistencial planeada, a APHP decidiu editar, no ano em que assinala 50 anos, uma análise da atividade dos hospitais privados em 2020. O documento, que está disponível em português e inglês, foi ilustrado com desenhos gentilmente cedidos pelo enfermeiro sul-coreano Oh Young-Jun, que decidiu retratar o dia-a-dia da enfermaria para doentes COVID19 do seu hospital em Incheon.
Debater, explicar, convencer: os talentos da APHP a nível europeu!
50 anos de APHP! A União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP) felicita a APHP por assinalar uma data tão relevante e orgulha-se do caminho percorrido. Muita experiência em serviços de saúde de qualidade, essa é a nossa trajetória comum. O setor da saúde tem feito progressos fantásticos que beneficiam a qualidade de vida dos cidadãos europeus, também com o envolvimento de profissionais de excelência das unidades privadas de saúde.
Os 50 anos da APHP
É uma coincidência incrível, mas o número 50 da Feedback é editado no dia em que a APHP faz 50 anos. A aposta que fizemos na Feedback tem 5 anos e é um instrumento de partilha e de comunicação ao serviço do projeto que acertadamente foi lançado há 5 décadas em defesa de mais Saúde.
«O argumento contra as PPP […] é uma teimosia ideológica»
O relatório «Acesso a cuidados de saúde – As escolhas dos cidadãos 2020», apresentado este mês pelo professor catedrático da Faculdade de Economia na Universidade Nova de Lisboa Pedro Pita Barros, motivou algumas intervenções públicas do autor que enaltecem o contributo da hospitalização privada e desmistificam dogmatismos ainda presentes na prestação de cuidados de saúde em Portugal.
Saúde, o alicerce em falta no Pilar Europeu dos Direitos Sociais
A Saúde está no centro das preocupações dos europeus. A União Europeia da Saúde tem sido debatida profusamente nos últimos meses. Mas a Cimeira Social da União Europeia, que se realizou no Porto, a 7 de maio, como já se previa, não considerou a Saúde como um alicerce do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
INEM não é sinónimo de SNS
Foi por um artigo do Diário de Notícias, em boa hora regressado às bancas, que soube da chegada ao parlamento da petição “Por um protocolo que permita a transferência automática [através do INEM] de doentes urgentes do SNS para hospitais privados”.
O Polígrafo da Saúde
Os privados pretendem lucrar com a covid? A eficiência da PPP do Hospital de Braga é um mito? Nestas eleições presidenciais os factos têm sido, por vezes, manipulados. Vejamos cinco das afirmações que é fundamental esclarecer.
Doentes no centro do sistema de saúde
Novembro é, há vários anos, o mês de alerta para as doenças do homem, de sensibilização para o cancro do pulmão ou de consciencialização para a diabetes, mas será difícil encontrar um 11º mês como o deste ano, em que os doentes se fizeram ouvir, a plenos pulmões, para reivindicar um sistema de saúde definitivamente orientado para as suas necessidades.
Pacientes, profissionais de saúde e hospitais formam ALIANÇA EUROPEIA para colocar valor e resultados no centro dos sistemas de saúde
A Aliança Europeia para o Valor na Saúde é hoje constituída por 11 associações, incluindo a União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP), da qual a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) é um dos associados.
«Quero que os privados fiquem confortáveis com a nova tabela da ADSE»
Reiterando o espírito da mensagem que já havia transmitido na entrevista que concedeu, há algumas semanas, à FEEDBACK, a presidente da ADSE, Maria Manuela Faria afirmou, a 25 de outubro, na Conversa Capital, do Negócios e Antena 1…
Instituições privadas da Saúde e 70 associações de doentes assinam protocolo para melhorar acesso aos cuidados de saúde
Os membros do Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP, a que a APHP pertence, e 70 Associações de Doentes assinaram, hoje, na Sede Nacional da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), em Lisboa, um documento de entendimento que estabelece medidas para garantir e melhorar o acesso das pessoas com doença aos cuidados de Saúde.
CIP cria campanha de responsabilização social em tempos de pandemia
O Conselho Estratégico Nacional da Saúde da Confederação Empresarial de Portugal [CIP], que a APHP integra, criou uma campanha digital que desafia a sociedade a refletir sobre a atenção que dedicamos à saúde em tempo de pandemia.
Estudo do HCP recomenda reforma urgente do Sistema Nacional de Saúde
Portugal deve intensificar o processo de adaptação e de evolução do seu sistema de saúde com vista a melhorar a sua qualidade, equidade, eficácia e eficiência operacional e financeira.
Digital contribui para a União Europeia da Saúde
A Comissão Europeia publicou em setembro uma atualização sobre os Serviços de Saúde Transfronteiriços Eletrónicos disponíveis na União Europeia (UE), que prevê a introdução progressiva, a partir de 2021, de dois novos serviços.
Presidente da ADSE: «Não se pode gerir de costas voltadas para os parceiros»
Com a pedagogia de quem esteve ligada ao setor da Educação desde 1987, Maria Manuela Faria, a nova presidente da ADSE, afirma que o Instituto de Proteção e Assistência na Doença dos Trabalhadores do Estado tem de evoluir para passar no exame dos seus beneficiários. A sua lição inicial versa o diálogo, expressão que referencia três vezes nesta que é a primeira entrevista que concede nas novas funções.
Como vai evoluir a Saúde na sequência da COVID-19
Parece simples: parem-se as viagens, evita-se que o vírus se espalhe pelo mundo. Eis o que é um coronavírus e porque esta estratégia não funcionou.
O que é um coronavírus, como a COVID-19?
Um coronavírus é uma cadeia de material genético (RNA) coberta por uma membrana de proteínas que o protege e da qual outras proteínas se projetam e o ajudam a unir-se às células humanas.
Como infeta a COVID-19?
Parece simples: parem-se as viagens, evita-se que o vírus se espalhe pelo mundo. Eis o que é um coronavírus e porque esta estratégia não funcionou.
O que é um coronavírus, como a COVID-19?
Um coronavírus é uma cadeia de material genético (RNA) coberta por uma membrana de proteínas que o protege e da qual outras proteínas se projetam e o ajudam a unir-se às células humanas.