Observatório

Observatório

O Observatório é um espaço de opinião e informação, com três objetivos:

  1. Divulgar e debater a evolução do setor da Saúde, nomeadamente através da opinião dos mais diversos autores, nacionais ou internacionais.
  2. Contribuir para a definição e avaliação de políticas públicas de saúde, baseadas em informação e conhecimento sobre este domínio de intervenção.
  3. Promover a reflexão sobre o setor da Saúde, em Portugal e na Europa, de forma a fazer do valor para o doente o objetivo central de todas as reformas.

Hospitais privados com avaliação global superior aos hospitais públicos

O inquérito à população “Saúde em dia 2.0”, realizado pelo Movimento Saúde Dia, concluiu que nove em cada 10 portugueses são favoráveis à criação de parcerias entre o SNS e os privados «para reencaminhar doentes nos casos em que o SNS não tem capacidade de resposta em tempo útil» e que os hospitais privados (59% considera-os bons ou muito bons) «recebem uma avaliação superior aos hospitais públicos, inclusive pelos utilizadores de hospitais públicos».

Ler mais..

CNS quer um ecossistema de saúde de valor reforçado, que inclua o setor privado e social

No dia 26 de outubro, a Convenção Nacional de Saúde (CNS) promoveu uma conferência centrada no pós-pandemia. Com o Alto Patrocínio do Presidente da República, a CNS reivindicou medidas para se «Recuperar a Saúde, Já» e evidenciou a disponibilidade dos vários parceiros que a constituem para participar nesse «esforço coletivo».

Ler mais..

Trabalho e serviço dos hospitais privados em ano de pandemia

Em virtude do contexto pandémico que trouxe desafios e limitações impensáveis à atividade assistencial planeada, a APHP decidiu editar, no ano em que assinala 50 anos, uma análise da atividade dos hospitais privados em 2020. O documento, que está disponível em português e inglês, foi ilustrado com desenhos gentilmente cedidos pelo enfermeiro sul-coreano Oh Young-Jun, que decidiu retratar o dia-a-dia da enfermaria para doentes COVID19 do seu hospital em Incheon.

Ler mais..

Debater, explicar, convencer: os talentos da APHP a nível europeu!

50 anos de APHP! A União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP) felicita a APHP por assinalar uma data tão relevante e orgulha-se do caminho percorrido. Muita experiência em serviços de saúde de qualidade, essa é a nossa trajetória comum. O setor da saúde tem feito progressos fantásticos que beneficiam a qualidade de vida dos cidadãos europeus, também com o envolvimento de profissionais de excelência das unidades privadas de saúde.

Ler mais..

Os 50 anos da APHP

É uma coincidência incrível, mas o número 50 da Feedback é editado no dia em que a APHP faz 50 anos. A aposta que fizemos na Feedback tem 5 anos e é um instrumento de partilha e de comunicação ao serviço do projeto que acertadamente foi lançado há 5 décadas em defesa de mais Saúde.

Ler mais..

«O argumento contra as PPP […] é uma teimosia ideológica»

O relatório «Acesso a cuidados de saúde – As escolhas dos cidadãos 2020», apresentado este mês pelo professor catedrático da Faculdade de Economia na Universidade Nova de Lisboa Pedro Pita Barros, motivou algumas intervenções públicas do autor que enaltecem o contributo da hospitalização privada e desmistificam dogmatismos ainda presentes na prestação de cuidados de saúde em Portugal.

Ler mais..

Doentes no centro do sistema de saúde

Novembro é, há vários anos, o mês de alerta para as doenças do homem, de sensibilização para o cancro do pulmão ou de consciencialização para a diabetes, mas será difícil encontrar um 11º mês como o deste ano, em que os doentes se fizeram ouvir, a plenos pulmões, para reivindicar um sistema de saúde definitivamente orientado para as suas necessidades.

Ler mais..

Instituições privadas da Saúde e 70 associações de doentes assinam protocolo para melhorar acesso aos cuidados de saúde

Os membros do Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP, a que a APHP pertence, e 70 Associações de Doentes assinaram, hoje, na Sede Nacional da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), em Lisboa, um documento de entendimento que estabelece medidas para garantir e melhorar o acesso das pessoas com doença aos cuidados de Saúde.

Ler mais..

Presidente da ADSE: «Não se pode gerir de costas voltadas para os parceiros»

Com a pedagogia de quem esteve ligada ao setor da Educação desde 1987, Maria Manuela Faria, a nova presidente da ADSE, afirma que o Instituto de Proteção e Assistência na Doença dos Trabalhadores do Estado tem de evoluir para passar no exame dos seus beneficiários. A sua lição inicial versa o diálogo, expressão que referencia três vezes nesta que é a primeira entrevista que concede nas novas funções.

Ler mais..

Como vai evoluir a Saúde na sequência da COVID-19

Parece simples: parem-se as viagens, evita-se que o vírus se espalhe pelo mundo. Eis o que é um coronavírus e porque esta estratégia não funcionou.
O que é um coronavírus, como a COVID-19?
Um coronavírus é uma cadeia de material genético (RNA) coberta por uma membrana de proteínas que o protege e da qual outras proteínas se projetam e o ajudam a unir-se às células humanas.

Ler mais..

Como infeta a COVID-19?

Parece simples: parem-se as viagens, evita-se que o vírus se espalhe pelo mundo. Eis o que é um coronavírus e porque esta estratégia não funcionou.
O que é um coronavírus, como a COVID-19?
Um coronavírus é uma cadeia de material genético (RNA) coberta por uma membrana de proteínas que o protege e da qual outras proteínas se projetam e o ajudam a unir-se às células humanas.

Ler mais..

Cibercrime mais sofisticado em 2020

Os investigadores da Kaspersky, uma multinacional de cibersegurança, partilharam, este mês, através da imprensa, a sua visão sobre o que apelidam de Ameaças Persistentes Avançadas (APT) para 2020, referenciando desafios, particularmente relevantes para um setor tão sensível como a Saúde, para os próximos 12 meses.

Ler mais..

Entrevista a Pedro Pita Barros, embaixador da Missão Cancro, da Comissão Europeia

O cancro é uma das principais prioridades da Comissão Europeia no domínio da saúde e o professor Pedro Pita Barros foi recentemente indigitado embaixador da Missão Cancro, uma das cinco áreas das primeiras grandes missões de I&D definidas no âmbito do próximo Programa-Quadro de Investigação e Inovação, Horizonte Europa (2021-2027). Em entrevista à Feedback, explicou que a Missão Cancro está focada numa efetiva redução do número de mortes por cancro e que as estratégias passam pela prevenção, pela educação […]

Ler mais..