Observatório

Observatório

O Observatório é um espaço de opinião e informação, com três objetivos:

  1. Divulgar e debater a evolução do setor da Saúde, nomeadamente através da opinião dos mais diversos autores, nacionais ou internacionais.
  2. Contribuir para a definição e avaliação de políticas públicas de saúde, baseadas em informação e conhecimento sobre este domínio de intervenção.
  3. Promover a reflexão sobre o setor da Saúde, em Portugal e na Europa, de forma a fazer do valor para o doente o objetivo central de todas as reformas.

Aumento da atividade dos hospitais privados reforça Sistema de Saúde Português

Na sequência de inquérito anual à atividade dos associados, a APHP apresentou este mês os principais indicadores da capacidade e atividade da hospitalização privada portuguesa em 2023. Na generalidade, os números revelam um crescimento significativo em vários domínios, o que representa um claro reforço do Sistema de Saúde Português.

Ler mais..

Hospitais privados entre as marcas com maior reputação

As marcas da hospitalização privada têm cada vez mais o reconhecimento dos portugueses e já estão entre as 10 organizações com maior reputação em 2023, de acordo com o Merco, que monitoriza e avalia a reputação das empresas. A marca CUF registou uma das maiores subidas do ano, do 31º lugar para o nono, de um ranking liderado pela Delta, pelo terceiro ano consecutivo. Entre as empresas que se estrearam no ranking, está a Lusíadas Saúde (64.ª).

Ler mais..

Empresas privadas da saúde com valor acrescentado acima de 6,7 mil milhões

Um estudo da Informa D&B, numa parceria com o Conselho de Saúde, Prevenção e Bem-Estar da CIP – Confederação Empresarial de Portugal revelou, este mês, que as empresas do setor privado da saúde em Portugal geraram, em 2022, um valor acrescentado bruto superior a 6,7 mil milhões. A conclusão tem por base a prestação de contas do exercício de 2022 das empresas estritamente relacionadas com o setor da Saúde a operar em Portugal.

Ler mais..

Qual o papel dos hospitais privados na Saúde?

A Fundação Francisco Manuel dos Santos acaba de editar o livro “Saúde e Hospitais Privados em Portugal”, do Prof. Miguel Gouveia. Este ensaio retrata a evolução recente do sistema de saúde português e o contributo dos hospitais privados. A análise e a opinião do autor, surpreendente para muitos, motivou um debate na Rádio Renascença, com a presença do presidente da APHP e com o Prof. António Correia de Campos, sobre o papel dos hospitais privados na Saúde.

Ler mais..

Hospitais privados registam aumento da atividade acima dos 20%

A atividade dos hospitais privados portugueses aumentou em 2021 de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que se celebrou a 7 de abril. De acordo com o INE, a atividade dos hospitais privados registou aumentos de 27%, quer nos atos complementares de diagnóstico e/ou terapêutica, quer nos internamentos e 22,7% nas consultas externas.

Ler mais..

Livro do Prof. Miguel Gouveia salienta evolução dos hospitais privados

O lançamento do livro do professor Miguel Gouveia, «Saúde e Hospitais Privados em Portugal», com a chancela da Fundação Francisco Manuel dos Santos, realizou-se, no dia 26 de maio, na feira do livro de Lisboa e contou com a presença Oscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) e de António Correia de Campos, ex-ministro da Saúde.

Ler mais..

OMS afirma que a Saúde na Europa está velha e doente

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de lançar um relatório que visa a referenciação de políticas e boas práticas europeias em relação aos recursos humanos na área da saúde. Mas o que mais se destaca dos dados apresentados é que os profissionais de saúde na Europa envelhecem a um ritmo preocupante. E os números são especialmente surpreendentes quando se trata de médicos.

Ler mais..

Cirurgião José Fragata sugere operar reforma do sistema de saúde português

O Professor Catedrático José Fragata, Chefe de Serviço da Carreira Médica Hospitalar e Diretor do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Marta, do Centro Hospitalar de Lisboa Central e que também dirige a Unidade de Cirurgia Cardíaca dos hospitais CUF, publicou um novo livro, “A reforma necessária do sistema de saúde português”.

Ler mais..

Hospitais privados com avaliação global superior aos hospitais públicos

O inquérito à população “Saúde em dia 2.0”, realizado pelo Movimento Saúde Dia, concluiu que nove em cada 10 portugueses são favoráveis à criação de parcerias entre o SNS e os privados «para reencaminhar doentes nos casos em que o SNS não tem capacidade de resposta em tempo útil» e que os hospitais privados (59% considera-os bons ou muito bons) «recebem uma avaliação superior aos hospitais públicos, inclusive pelos utilizadores de hospitais públicos».

Ler mais..

CNS quer um ecossistema de saúde de valor reforçado, que inclua o setor privado e social

No dia 26 de outubro, a Convenção Nacional de Saúde (CNS) promoveu uma conferência centrada no pós-pandemia. Com o Alto Patrocínio do Presidente da República, a CNS reivindicou medidas para se «Recuperar a Saúde, Já» e evidenciou a disponibilidade dos vários parceiros que a constituem para participar nesse «esforço coletivo».

Ler mais..

Trabalho e serviço dos hospitais privados em ano de pandemia

Em virtude do contexto pandémico que trouxe desafios e limitações impensáveis à atividade assistencial planeada, a APHP decidiu editar, no ano em que assinala 50 anos, uma análise da atividade dos hospitais privados em 2020. O documento, que está disponível em português e inglês, foi ilustrado com desenhos gentilmente cedidos pelo enfermeiro sul-coreano Oh Young-Jun, que decidiu retratar o dia-a-dia da enfermaria para doentes COVID19 do seu hospital em Incheon.

Ler mais..

Debater, explicar, convencer: os talentos da APHP a nível europeu!

50 anos de APHP! A União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP) felicita a APHP por assinalar uma data tão relevante e orgulha-se do caminho percorrido. Muita experiência em serviços de saúde de qualidade, essa é a nossa trajetória comum. O setor da saúde tem feito progressos fantásticos que beneficiam a qualidade de vida dos cidadãos europeus, também com o envolvimento de profissionais de excelência das unidades privadas de saúde.

Ler mais..

Os 50 anos da APHP

É uma coincidência incrível, mas o número 50 da Feedback é editado no dia em que a APHP faz 50 anos. A aposta que fizemos na Feedback tem 5 anos e é um instrumento de partilha e de comunicação ao serviço do projeto que acertadamente foi lançado há 5 décadas em defesa de mais Saúde.

Ler mais..

«O argumento contra as PPP […] é uma teimosia ideológica»

O relatório «Acesso a cuidados de saúde – As escolhas dos cidadãos 2020», apresentado este mês pelo professor catedrático da Faculdade de Economia na Universidade Nova de Lisboa Pedro Pita Barros, motivou algumas intervenções públicas do autor que enaltecem o contributo da hospitalização privada e desmistificam dogmatismos ainda presentes na prestação de cuidados de saúde em Portugal.

Ler mais..