Kit de aromas permite treinar memória olfativa afetada pela COVID19

Kit de aromas permite treinar memória olfativa afetada pela COVID19

A APHP foi uma das entidades convidadas para a apresentação, no dia 30 de junho, do Kit Top Covid, desenvolvido pela Universidade de Aveiro em parceria com a avintense Sogrape, para treino dos pacientes com desvios olfativos decorrentes da COVID19.

O Kit TOP COVID foi desenvolvido a partir de produtos naturais portugueses e subprodutos de agroindústrias. É constituído por cinco discos de aromas naturais, criados a partir de matérias-primas 100% vegetais: pó de alecrim, pó de casca de tangerina, pó de bagaço de Baga, pó de bagaço de Touriga Nacional com grãos de erva doce, pó de gengibre e folhas de orégãos.

A seleção destes produtos teve como base a utilização racional dos recursos naturais e o facto de serem produtos conhecidos pela população portuguesa, que desencadeiam memórias olfativas positivas associadas a alimentos ou à natureza e permitir criar várias notas de aromas, com diferentes intensidades.

Numa primeira fase, o kit dará origem a um ensaio clínico que vai permitir à comunidade médica e científica fazer história ao apoiar os setores de atividade mais impactados pela perda de olfato, bem como criar uma base de conhecimento para o futuro.

O kit foi apresentado numa sessão reservada a convidados, mas que poderá ser visualizada através da ligação: https://youtu.be/boOgAvZ15rs.

Partilhe

Deixe uma resposta