50 Anos

APHP – três identidades, uma causa

A história e a evolução da APHP estão umbilicalmente associadas às identidades que assumiu em diferentes momentos históricos. Evoluiu na identidade, adaptou-se ao modus operandi de cada época, mas mantém-se fiel ao objetivo de sempre: a defesa do papel social da hospitalização privada e a sua inclusão no sistema nacional de saúde.
Grémio Nacional de Casas de Saúde (GNCS) foi a sua primeira identidade, que vigorou quatro anos, até 1975.
Após o 25 de Abril, também por curto período, entre 1975 […]

Ler mais..

APHP edita dois livros: um percurso de coerência e dinamismo

O projeto “50 anos, 50 iniciativas”, dinamizado para assinalar o 50º aniversário da APHP, prevê a edição de dois livros até ao final de 2021. Um sobre a história da APHP. O outro, de compilação de crónicas e textos de opinião de Oscar Gaspar, que assinala também cinco anos de presidência da APHP.
O livro “50 anos a Cuidar da Saúde dos Portugueses” está a ser preparado por uma equipa liderada pelo Prof. Pedro Dionísio, Professor Catedrático de Gestão do […]

Ler mais..

APHP edita suplemento “Saúde e Vida”

No mês em que comemora 50 anos de atividade, a APHP editou, em parceria com o semanário Vida Económica, o suplemento “Saúde e Vida”, que traça o perfil atual da hospitalização privada e a sua relevância estratégica para a prestação de cuidados de saúde em Portugal e na Europa.
Em entrevista, Oscar Gaspar, presidente da APHP, destaca a dinâmica de investimento e crescimento dos hospitais privados, que são hoje maioritários em Portugal e «podem ter um papel estratégico no desenvolvimento […]

Ler mais..

«A APHP tem hoje uma participação respeitada em todos os temas da saúde»

José Carlos Lopes Martins, que tem um dos mais vastos curricula na administração hospitalar, a que se dedica desde 1978, foi presidente da direção da APHP entre 2001 e 2004. Neste primeiro “Discurso Direto”, a pretexto dos 50 anos da APHP, reconhece que o paradigma da hospitalização privada portuguesa mudou radicalmente nos últimos 20 anos e que «a APHP tem tido um reconhecimento e relevância, hoje imprescindível, na defesa dos interesses dos associados».

O que conhecia e que relações mantinha […]

Ler mais..

Dia Mundial da Saúde assinalado com obliteração de selo comemorativo

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde, a APHP realizou, a 7 de abril, a obliteração do selo comemorativo dos seus 50 anos. Com o apoio dos CTT, numa cerimónia à medida do contexto pandémico, que decorreu na sua sede, impôs-se o carimbo de primeiro dia de circulação do referido selo nos primeiros envelopes.
«A emissão de um selo, pelos valores simbólicos e históricos associados, foi uma iniciativa que acarinhamos porque, para além de ser uma forma distinta de registar […]

Ler mais..

50 anos da APHP celebrados em selo

Não se surpreenda o associado se, nas próximas semanas, as cartas que receber da APHP ostentarem um selo dos correios bem distinto do habitual. Com a colaboração dos CTT e, para comemorar os seus 50 anos, a APHP lançou este mês um selo que, para além do valor funcional, permite registar, numa peça de inegável interesse filatélico, cinco décadas de associativismo da hospitalização privada.
Para utilização em correio nacional e internacional, o selo que evoca os 50 anos da APHP […]

Ler mais..

50 anos em defesa de um sistema de saúde integrado e de valor

O contexto mundial não é propício a festejos, mas também por causa de uma pandemia que a todos ameaça, os 50 anos da APHP em defesa de um sistema de saúde integrado e de valor serão assinalados, ao longo deste ano, com 50 iniciativas que visam alertar para a necessidade de uma Saúde mais acessível aos portugueses.
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) nasceu Grémio Nacional das Casas de Saúde. No pós-25 de Abril foi rebatizada como Associação Nacional […]

Ler mais..