APHP participa na criação do Conselho Português para a Saúde e Ambiente
A APHP é uma das 37 entidades fundadoras do Conselho Português para a Saúde e o Ambiente, lançado a 31 de outubro, e que visa diminuir o impacto das alterações climáticas na saúde e reduzir a pegada ecológica no setor.
O Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) foi apresentado numa sessão pública na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, na qual a APHP se fez representar pela secretária-geral, Ana César Machado.
O CPSA agrega organizações de natureza e propósitos muito diversos: ordens profissionais, associações, sociedades científicas, laboratórios, grupos privados de saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e a indústria farmacêutica.
Este novo órgão visa a capacitação do sistema de saúde para circunstâncias imprevistas, como novas pandemias, mas também, para além da consciencialização dos profissionais do setor, a dinamização de medidas indutoras de maior sustentabilidade.
O setor da saúde é tido como responsável por 4,4% da emissão de gases com efeito de estufa, como referenciou o cirurgião cardíaco João Queiroz e Melo, cocriador do CPSA, durante a palestra “A pegada ecológica da área da saúde em Portugal”, dinamizada na apresentação do organismo.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.