APHP participa em colóquio sobre os 44 anos do SNS
No passado dia 15 de setembro realizou-se, na Assembleia da República, um colóquio dedicado ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), para assinalar o seu 44º aniversário. O presidente da APHP, Oscar Gaspar, teve a oportunidade de participar e reforçou a importância do SNS na garantia e promoção da saúde dos cidadãos portugueses, bem como na cooperação entre serviços de saúde.
Consciente dos desafios que o SNS enfrenta, Oscar Gaspar realçou a importância da reforma em curso, em prol do «funcionamento eficaz dos organismos do SNS, cada vez mais focados nos cidadãos e cumpridores de todas as suas obrigações». Não obstante, o presidente da APHP reforçou a importância da cooperação entre os setores público e privado. Com o objetivo de otimizar a resposta às necessidades do cidadão, considerou que a solução deverá assentar na capacidade das sinergias existentes: os operadores privados dispõem de uma rede de cuidados de saúde cada vez mais organizada, eficaz e disponível para auxiliar nas necessidades sentidas, e cada vez mais prementes, do sistema público.
O colóquio contou ainda com a intervenção do presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, António Maló de Abreu, de Graça Freitas, ex-diretora geral de Saúde e de António Tavares, Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Porto. Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, abriu o colóquio e o seu encerramento foi da responsabilidade do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.