Livro “pensa” a reforma da Saúde em Portugal

Livro “pensa” a reforma da Saúde em Portugal

O livro “Saúde em Portugal – Pensar o Futuro”, que reúne textos de 11 personalidades ligadas ao setor, incluindo o presidente da APHP, foi apresentado publicamente no dia 28 de abril, no Auditório da Associação Mutualista Montepio.

Coordenado pelo ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e chancela da Editora d’Ideias, a obra inclui ainda textos de José Fernandes e Fernandes, Luís Filipe Pereira, Oscar Gaspar, Fernando Araújo, José António Mendes Ribeiro, Filipe Fixe, Ana Paula Martins, Manuel Lemos, Maria de Belém Roseira e Helena Pereira de Melo.

Na sessão de apresentação, Luís Portela, que prefacia a obra, descreve-a como uma coletânea de textos de um conjunto de personalidades com elevado conhecimento e experiência no setor — alguns deles ex-membros de diversos Governos portugueses — que nos dizem, «cada um à sua maneira, que o momento atual é propício ao que consideram ser a necessária reforma da saúde em Portugal».

Para Oscar Gaspar, «este livro é muito oportuno porque há que fazer várias reformas para que o sistema de saúde seja sustentável e dê resposta adequada aos cidadãos. Neste sentido, os prestadores privados estão a fazer a sua parte, investindo e inovando e colocando-se à disposição para reforçar o caráter de complementaridade com o SNS. Por outro lado, todo o sistema de saúde tem o dever de aproveitar o potencial da transição digital porque com as novas ferramentas será possível ter mais oferta de serviços, um acompanhamento mais eficaz dos doentes e também mais eficiência».

Partilhe

Deixe um comentário