Filiações

Confederação Empresarial de Portugal

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal – representa 114 mil empresas nacionais, defendendo os seus interesses, quer a nível interno, quer junto das principais confederações internacionais de empregadores. Esta estrutura associativa surgiu em 1974, com o propósito de promover a iniciativa privada e a economia de mercado. Criou recentemente um conselho estratégico para o setor da Saúde.Saber mais ... »

Convenção Nacional da Saúde

A Convenção Nacional de Saúde junta mais de 90 instituições, incluindo entidades representativas de doentes, que reivindicam mais financiamento e um pacto alargado para o setor. Conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.Saber mais ... »

Conselho Português para a Saúde e Ambiente

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) agrega organizações de natureza e propósitos muito diversos: ordens profissionais, associações, sociedades científicas, laboratórios, grupos privados de saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e a indústria farmacêutica. Este novo órgão visa a capacitação do sistema de saúde para circunstâncias imprevistas, como novas pandemias, mas também, para além da consciencialização dos profissionais do setor, a dinamização de medidas indutoras de maior sustentabilidade.Saber mais ... »

Fórum Saúde Século XXI

Fundado em março de 2014, o Fórum Saúde para o Século XXI visa a promoção de relações informais e independentes entre os principais “stakeholders” do setor da saúde em Portugal. Os seus trabalhos têm incidido sobre quatro temáticas: financiamento, literacia, organização e investigação.Saber mais ... »

Instituto de Saúde Baseada na Evidência

O Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE) foi fundado em 2019 e, entre os seus fundadores, para além da indústria do medicamento e das associações de doentes, está também a APHP. A sua criação visa fundamentar a decisão em saúde na melhor evidência, baseada na ciência. O foco do trabalho do ISBE é garantir a produção de conhecimento que suporte as decisões que levam à transformação do sistema de saúde e, assim, responder às necessidades e expectativas legítimas dos cidadãos. O ISBE quer ser um hub científico para projetos nacionais e internacionais.

Health Cluster Portugal

Através de uma plataforma facilitadora de interação entre os seus associados, o Health Cluster Portugal procura criar condições que permitam melhorar todas as fases da cadeia de valor de produtos e serviços relacionados com a Saúde. O objetivo é contribuir para tornar Portugal um player diferenciador no panorama internacional.Saber mais ... »

SEDES

Fundada em 1970, a SEDES é uma das mais antigas associações cívicas portuguesas. Uma grande vontade de mudança e uma prática de militância social diversificada uniu um grupo alargado de fundadores que, sob o denominador comum do humanismo, do desenvolvimento sociocultural e da democracia, foi a primeira organização a proclamar as vantagens de uma aproximação à Comunidade Europeia.Saber mais ... »

European Union of Private Hospitals

A União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP) representa os hospitais privados europeus junto da União Europeia. Com sede em Bruxelas, defende que todos os investimentos em Saúde devem ser orientados pela qualidade, segurança dos cuidados e foco no paciente, promovendo a sua liberdade de escolha.Saber mais ... »

FIH

A Federação Internacional dos Hospitais (FIH) é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, onde estão representados Ministérios da Saúde de vários países, associações nacionais de hospitais, grupos hospitalares e associações profissionais. Foi constituída em 1929, após o 1º Congresso Internacional de Hospitais, que decorreu em Atlantic City, nos Estados Unidos da América. Nasceu como Associação Internacional dos Hospitais e foi rebatizada com a designação atual após a IIª Guerra Mundial, em 1947. A sua missão é apoiar os hospitais nos esforços de melhoria dos serviços prestados à população.Saber mais ... »