Comissão Europeia realiza radiografia sobre o cancro
Assinalou-se, no dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro. A Comissão Europeia lançou, a este propósito, o Perfil do Cancro de cada país, uma iniciativa emblemática que se insere no Plano Europeu de Luta contra o Cancro, a par de outras iniciativas que atuam na prevenção, na deteção precoce, no diagnóstico e tratamento e na qualidade de vida dos pacientes com cancro e sobreviventes. Entre as principais conclusões em Portugal, destacam-se:
– A mortalidade por cancro está a diminuir em Portugal, mas a um ritmo mais lento do que na maioria dos países da UE.
– Embora próxima da média da UE, prevê-se que a incidência estimada do cancro em Portugal aumente 20 % até 2040. A disparidade entre homens e mulheres é ligeiramente maior, com maior prevalência nos homens.
– Os tipos de cancro com maior incidência são próstata e mama, em primeiro lugar; cólon e reto em segundo lugar e pulmão em terceiro.
– Ao nível da prevenção, as tendências favoráveis entre os adolescentes em termos de redução do tabagismo e do consumo de álcool são ofuscadas pela falta de progresso relativamente ao excesso de peso e obesidade. Portugal compara mal no que toca ao consumo de álcool, atividade física e exposição profissional a produtos químicos.
– Após uma queda significativa em 2020, devido à COVID-19, o rastreio tem vindo a aumentar em todos os programas oncológicos.
– Acessibilidade: Portugal está a modernizar os equipamentos e o país está comprometido em reduzir os tempos de espera para cuidados oncológicos. Não obstante, a escassez de força de trabalho compromete os cuidados oncológicos em diferentes fases.
– O Plano de Emergência da Saúde de maio de 2024 introduziu o programa OncoStop2024 como estratégia para eliminar os atrasos na cirurgia oncológica, através do reforço da capacidade hospitalar do SNS e da celebração de novos contratos com prestadores privados caso os hospitais do SNS não consigam cumprir os prazos do TMRG.
O cancro é a segunda principal causa de morte em Portugal. Faça o seu rastreio.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.