Observatório
O Observatório é um espaço de opinião e informação, com três objetivos:
- Divulgar e debater a evolução do setor da Saúde, nomeadamente através da opinião dos mais diversos autores, nacionais ou internacionais.
- Contribuir para a definição e avaliação de políticas públicas de saúde, baseadas em informação e conhecimento sobre este domínio de intervenção.
- Promover a reflexão sobre o setor da Saúde, em Portugal e na Europa, de forma a fazer do valor para o doente o objetivo central de todas as reformas.
Mais seguros de saúde, menor dependência do SNS
O jornal Económico titulou, em manchete, este mês, que o número de portugueses que só dependem do SNS para cuidados de saúde continua a diminuir.
Os dados do Observatório dos Seguros de Saúde revelam que que 55% da população tem seguro, plano ou subsistema de saúde e de acordo com Eduardo Consiglieri Pedroso, administrador executivo do grupo Ageas Portugal, citado por aquele jornal, a “percentagem de portugueses que depende exclusivamente do SNS caiu de 36% em 2021 para 25% em […]
José Roquette “É irrealista pensar que podia deixar de haver privados na saúde”
José Roquette é o novo presidente do, também ele novo, conselho científico criado pela Associação Portuguesa de Hospitalização Privada. Cirurgião cardiotorácico, tem uma longa carreira médica, que começou na passagem para a democracia e atravessa os 50 anos de vida do Serviço Nacional de Saúde. Numa primeira entrevista, assume que ainda existe uma “oposição puramente ideológica” à atividade dos privados no setor da Saúde, mas garante que esta é uma situação “inelutável” até porque “é irrealista” pensar que o […]
O que pensam os portugueses sobre os serviços de saúde?
O Estudo “B.I. da Saúde dos Portugueses 2024” foi apresentado no dia 16 de outubro, pelo SAÚDES – um projeto focado na literacia e na investigação e discussão de temas na área da saúde, lançado pela Médis (Grupo Ageas Portugal) em 2021.
Este barómetro, agora na sua segunda edição, revela as tendências e padrões de saúde em Portugal, que avaliam indicadores como a qualidade, o acesso, a literacia e o empenho dos portugueses em relação à sua saúde. Esta edição […]
SNS com “mudança estrutural” e sem preconceitos ideológicos?
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu, a 15 de setembro, a necessidade de uma “mudança estrutural” do Serviço Nacional da Saúde (SNS) e o Primeiro-ministro, Luís Montenegro, defendeu uma saúde sem «preconceitos ideológicos». Nos 45 anos do SNS, estará o Governo a pensar concretizar, em pleno, o Sistema Nacional de Saúde? O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, pelo menos, não tem dúvidas sobre a necessidade de envolver diferentes setores.
INE confirma crescimento da importância dos hospitais privados
Na sequência de inquérito anual à atividade dos associados, a APHP apresentou este mês os principais indicadores da capacidade e atividade da hospitalização privada portuguesa em 2023. Na generalidade, os números revelam um crescimento significativo em vários domínios, o que representa um claro reforço do Sistema de Saúde Português.
Estudo referencia oportunidades de investimento na área da Saúde
Na sequência de inquérito anual à atividade dos associados, a APHP apresentou este mês os principais indicadores da capacidade e atividade da hospitalização privada portuguesa em 2023. Na generalidade, os números revelam um crescimento significativo em vários domínios, o que representa um claro reforço do Sistema de Saúde Português.
Aumento da atividade dos hospitais privados reforça Sistema de Saúde Português
Na sequência de inquérito anual à atividade dos associados, a APHP apresentou este mês os principais indicadores da capacidade e atividade da hospitalização privada portuguesa em 2023. Na generalidade, os números revelam um crescimento significativo em vários domínios, o que representa um claro reforço do Sistema de Saúde Português.
Estudo vai avaliar satisfação de médicos e enfermeiros
No passado dia 8 de fevereiro, foi lançado o primeiro estudo nacional, quer sobre os fatores de satisfação de médicos e enfermeiros dos setores público e privado, quer sobre os fatores de retenção/abandono do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que conta com a colaboração da APHP.
OMS afirma que setor privado na saúde permite garantir a resiliência dos sistemas
A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou recentemente um relatório, tendo por base a gestão da pandemia COVID-19, no qual concluiu que o envolvimento do setor privado na saúde permite garantir a resiliência dos sistemas de saúde, não só em crise, mas também na manutenção de serviços de saúde essenciais.
O que dizem as estatísticas sobre a saúde em Portugal?
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) lançou recentemente o relatório “Health at a glance 2023”, que apresenta alguns indicadores de saúde e as tendências mais observadas em diversos países, incluindo em Portugal.
O impacto dos riscos climáticos na saúde dos portugueses
Inserido no Projeto Saúdes, a Médis lançou o estudo “Riscos Climáticos e a Saúde dos Portugueses: futuro(s) por imaginar”, cujo objetivo principal é refletir sobre o impacto das alterações climáticas na saúde dos portugueses e, a partir aí, promover a reflexão comum e a produção de políticas públicas de saúde pública.
Hospitais privados entre as marcas com maior reputação
As marcas da hospitalização privada têm cada vez mais o reconhecimento dos portugueses e já estão entre as 10 organizações com maior reputação em 2023, de acordo com o Merco, que monitoriza e avalia a reputação das empresas. A marca CUF registou uma das maiores subidas do ano, do 31º lugar para o nono, de um ranking liderado pela Delta, pelo terceiro ano consecutivo. Entre as empresas que se estrearam no ranking, está a Lusíadas Saúde (64.ª).
Empresas privadas da saúde com valor acrescentado acima de 6,7 mil milhões
Um estudo da Informa D&B, numa parceria com o Conselho de Saúde, Prevenção e Bem-Estar da CIP – Confederação Empresarial de Portugal revelou, este mês, que as empresas do setor privado da saúde em Portugal geraram, em 2022, um valor acrescentado bruto superior a 6,7 mil milhões. A conclusão tem por base a prestação de contas do exercício de 2022 das empresas estritamente relacionadas com o setor da Saúde a operar em Portugal.
Qual o papel dos hospitais privados na Saúde?
A Fundação Francisco Manuel dos Santos acaba de editar o livro “Saúde e Hospitais Privados em Portugal”, do Prof. Miguel Gouveia. Este ensaio retrata a evolução recente do sistema de saúde português e o contributo dos hospitais privados. A análise e a opinião do autor, surpreendente para muitos, motivou um debate na Rádio Renascença, com a presença do presidente da APHP e com o Prof. António Correia de Campos, sobre o papel dos hospitais privados na Saúde.
Afinal, os privados colaboraram e muito… no combate à pandemia de COVID19
O podcast “Liberdade para pensar”, do semanário Expresso, juntou, a 7 de abril, a ex-ministra da Saúde, Marta Temido, a presidente do conselho de administração da Luz Saúde, Isabel Vaz, e o médico e presidente da SEDES, Álvaro Beleza.
Hospitais privados registam aumento da atividade acima dos 20%
A atividade dos hospitais privados portugueses aumentou em 2021 de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que se celebrou a 7 de abril. De acordo com o INE, a atividade dos hospitais privados registou aumentos de 27%, quer nos atos complementares de diagnóstico e/ou terapêutica, quer nos internamentos e 22,7% nas consultas externas.
Livro do Prof. Miguel Gouveia salienta evolução dos hospitais privados
O lançamento do livro do professor Miguel Gouveia, «Saúde e Hospitais Privados em Portugal», com a chancela da Fundação Francisco Manuel dos Santos, realizou-se, no dia 26 de maio, na feira do livro de Lisboa e contou com a presença Oscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) e de António Correia de Campos, ex-ministro da Saúde.
OMS afirma que a Saúde na Europa está velha e doente
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de lançar um relatório que visa a referenciação de políticas e boas práticas europeias em relação aos recursos humanos na área da saúde. Mas o que mais se destaca dos dados apresentados é que os profissionais de saúde na Europa envelhecem a um ritmo preocupante. E os números são especialmente surpreendentes quando se trata de médicos.
«O sistema de saúde esgotou a sua capacidade e a sua atratividade, apesar de continuar a reclamar-se de cobertura universal e de acesso geral»
O cirurgião e professor universitário José Fragata lançou recentemente um livro em que defende «uma reforma profunda» orientada para um sistema que integre todos os setores prestadores de cuidados de saúde.
Cirurgião José Fragata sugere operar reforma do sistema de saúde português
O Professor Catedrático José Fragata, Chefe de Serviço da Carreira Médica Hospitalar e Diretor do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Marta, do Centro Hospitalar de Lisboa Central e que também dirige a Unidade de Cirurgia Cardíaca dos hospitais CUF, publicou um novo livro, “A reforma necessária do sistema de saúde português”.
CIP elege Saúde como vetor da retoma económica
O Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP – Confederação Empresarial de Portugal promoveu, a dia 28 de abril, no Centro de Congressos de Lisboa, uma conferência subordinada ao tema “XV Legislatura | A Saúde como prioridade para a retoma económica e social”.
Convenção Nacional de Saúde defende o aproveitamento de todos os recursos do Sistema Português de Saúde
Como a Saúde é uma preocupação para os portugueses, na Convenção Nacional da Saúde (CNS), os diferentes agentes do setor (associações de doentes, hospitais, farmácias e indústria farmacêutica, Ordens profissionais, entre outros) debateram as prioridades para a nova legislatura.
APHP e Universidade Católica criam Observatório para análise dos custos da Saúde
A evidência empírica aponta para o aumento gradual dos custos de exploração dos hospitais. Para uma análise mais sistemática e objetiva, a APHP e a Universidade Católica Portuguesa decidiram criar um Observatório que anualmente terá a missão de estudar os custos em Saúde.
CENS-CIP alerta para o maior défice de sempre do SNS e para o impacto da inflação na Saúde
Após análise dos dados mais atualizados da execução orçamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP, que a APHP integra, reiterou a imperiosa necessidade de Portugal assumir a Saúde como uma prioridade nacional…
50% dos portugueses têm uma segunda cobertura de saúde
Nas últimas semanas e com os balanços de 2021 a serem feitos, foram divulgadas informações que dão conta de que há mais 5.157.000 de portugueses que têm uma segunda cobertura de saúde. Dito de outra forma, pela primeira vez 50% dos portugueses têm uma segunda cobertura de saúde.
Associações exigem que a Saúde seja prioridade nacional na nova legislatura
O Conselho Estratégico Nacional da Saúde da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e a Convenção Nacional de Saúde, organismos que a APHP integra, consideram que a Saúde é uma das maiores preocupações dos portugueses, o que deve motivar o próximo governo a conferir-lhe prioridade absoluta na nova legislatura.
Hospitais privados com avaliação global superior aos hospitais públicos
O inquérito à população “Saúde em dia 2.0”, realizado pelo Movimento Saúde Dia, concluiu que nove em cada 10 portugueses são favoráveis à criação de parcerias entre o SNS e os privados «para reencaminhar doentes nos casos em que o SNS não tem capacidade de resposta em tempo útil» e que os hospitais privados (59% considera-os bons ou muito bons) «recebem uma avaliação superior aos hospitais públicos, inclusive pelos utilizadores de hospitais públicos».
A comunicação é crucial em contexto de pandemia
No dia 17 de novembro, na Universidade do Minho, especialistas em Comunicação, assessores de imprensa e investigadores reuniram-se no arranque das Jornadas “Pandemia e Comunicação”. No evento, esteve em discussão a importância da Comunicação Estratégica em contexto de pandemia.
CNS quer um ecossistema de saúde de valor reforçado, que inclua o setor privado e social
No dia 26 de outubro, a Convenção Nacional de Saúde (CNS) promoveu uma conferência centrada no pós-pandemia. Com o Alto Patrocínio do Presidente da República, a CNS reivindicou medidas para se «Recuperar a Saúde, Já» e evidenciou a disponibilidade dos vários parceiros que a constituem para participar nesse «esforço coletivo».
Não há melhor retorno do investimento do que a Saúde
No seu discurso sobre o estado da União, no passado dia 15 de setembro, a presidente da Comissão Europeia apresentou as iniciativas emblemáticas que a Comissão tenciona empreender no próximo ano. E destacou a Saúde como o melhor retorno do investimento.