Observatório

Observatório

O Observatório é um espaço de opinião e informação, com três objetivos:

  1. Divulgar e debater a evolução do setor da Saúde, nomeadamente através da opinião dos mais diversos autores, nacionais ou internacionais.
  2. Contribuir para a definição e avaliação de políticas públicas de saúde, baseadas em informação e conhecimento sobre este domínio de intervenção.
  3. Promover a reflexão sobre o setor da Saúde, em Portugal e na Europa, de forma a fazer do valor para o doente o objetivo central de todas as reformas.

Mais seguros de saúde, menor dependência do SNS

O jornal Económico titulou, em manchete, este mês, que o número de portugueses que só dependem do SNS para cuidados de saúde continua a diminuir.
Os dados do Observatório dos Seguros de Saúde revelam que que 55% da população tem seguro, plano ou subsistema de saúde e de acordo com Eduardo Consiglieri Pedroso, administrador executivo do grupo Ageas Portugal, citado por aquele jornal, a “percentagem de portugueses que depende exclusivamente do SNS caiu de 36% em 2021 para 25% em […]

Ler mais..

José Roquette “É irrealista pensar que podia deixar de haver privados na saúde”

José Roquette é o novo presidente do, também ele novo, conselho científico criado pela Associação Portuguesa de Hospitalização Privada. Cirurgião cardiotorácico, tem uma longa carreira médica, que começou na passagem para a democracia e atravessa os 50 anos de vida do Serviço Nacional de Saúde. Numa primeira entrevista, assume que ainda existe uma “oposição puramente ideológica” à atividade dos privados no setor da Saúde, mas garante que esta é uma situação “inelutável” até porque “é irrealista” pensar que o […]

Ler mais..

O que pensam os portugueses sobre os serviços de saúde?

O Estudo “B.I. da Saúde dos Portugueses 2024” foi apresentado no dia 16 de outubro, pelo SAÚDES – um projeto focado na literacia e na investigação e discussão de temas na área da saúde, lançado pela Médis (Grupo Ageas Portugal) em 2021.
Este barómetro, agora na sua segunda edição, revela as tendências e padrões de saúde em Portugal, que avaliam indicadores como a qualidade, o acesso, a literacia e o empenho dos portugueses em relação à sua saúde. Esta edição […]

Ler mais..

SNS com “mudança estrutural” e sem preconceitos ideológicos?

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu, a 15 de setembro, a necessidade de uma “mudança estrutural” do Serviço Nacional da Saúde (SNS) e o Primeiro-ministro, Luís Montenegro, defendeu uma saúde sem «preconceitos ideológicos». Nos 45 anos do SNS, estará o Governo a pensar concretizar, em pleno, o Sistema Nacional de Saúde? O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, pelo menos, não tem dúvidas sobre a necessidade de envolver diferentes setores.

Ler mais..

Aumento da atividade dos hospitais privados reforça Sistema de Saúde Português

Na sequência de inquérito anual à atividade dos associados, a APHP apresentou este mês os principais indicadores da capacidade e atividade da hospitalização privada portuguesa em 2023. Na generalidade, os números revelam um crescimento significativo em vários domínios, o que representa um claro reforço do Sistema de Saúde Português.

Ler mais..

Hospitais privados entre as marcas com maior reputação

As marcas da hospitalização privada têm cada vez mais o reconhecimento dos portugueses e já estão entre as 10 organizações com maior reputação em 2023, de acordo com o Merco, que monitoriza e avalia a reputação das empresas. A marca CUF registou uma das maiores subidas do ano, do 31º lugar para o nono, de um ranking liderado pela Delta, pelo terceiro ano consecutivo. Entre as empresas que se estrearam no ranking, está a Lusíadas Saúde (64.ª).

Ler mais..

Empresas privadas da saúde com valor acrescentado acima de 6,7 mil milhões

Um estudo da Informa D&B, numa parceria com o Conselho de Saúde, Prevenção e Bem-Estar da CIP – Confederação Empresarial de Portugal revelou, este mês, que as empresas do setor privado da saúde em Portugal geraram, em 2022, um valor acrescentado bruto superior a 6,7 mil milhões. A conclusão tem por base a prestação de contas do exercício de 2022 das empresas estritamente relacionadas com o setor da Saúde a operar em Portugal.

Ler mais..

Qual o papel dos hospitais privados na Saúde?

A Fundação Francisco Manuel dos Santos acaba de editar o livro “Saúde e Hospitais Privados em Portugal”, do Prof. Miguel Gouveia. Este ensaio retrata a evolução recente do sistema de saúde português e o contributo dos hospitais privados. A análise e a opinião do autor, surpreendente para muitos, motivou um debate na Rádio Renascença, com a presença do presidente da APHP e com o Prof. António Correia de Campos, sobre o papel dos hospitais privados na Saúde.

Ler mais..

Hospitais privados registam aumento da atividade acima dos 20%

A atividade dos hospitais privados portugueses aumentou em 2021 de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que se celebrou a 7 de abril. De acordo com o INE, a atividade dos hospitais privados registou aumentos de 27%, quer nos atos complementares de diagnóstico e/ou terapêutica, quer nos internamentos e 22,7% nas consultas externas.

Ler mais..

Livro do Prof. Miguel Gouveia salienta evolução dos hospitais privados

O lançamento do livro do professor Miguel Gouveia, «Saúde e Hospitais Privados em Portugal», com a chancela da Fundação Francisco Manuel dos Santos, realizou-se, no dia 26 de maio, na feira do livro de Lisboa e contou com a presença Oscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) e de António Correia de Campos, ex-ministro da Saúde.

Ler mais..

OMS afirma que a Saúde na Europa está velha e doente

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de lançar um relatório que visa a referenciação de políticas e boas práticas europeias em relação aos recursos humanos na área da saúde. Mas o que mais se destaca dos dados apresentados é que os profissionais de saúde na Europa envelhecem a um ritmo preocupante. E os números são especialmente surpreendentes quando se trata de médicos.

Ler mais..

Cirurgião José Fragata sugere operar reforma do sistema de saúde português

O Professor Catedrático José Fragata, Chefe de Serviço da Carreira Médica Hospitalar e Diretor do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Marta, do Centro Hospitalar de Lisboa Central e que também dirige a Unidade de Cirurgia Cardíaca dos hospitais CUF, publicou um novo livro, “A reforma necessária do sistema de saúde português”.

Ler mais..

Hospitais privados com avaliação global superior aos hospitais públicos

O inquérito à população “Saúde em dia 2.0”, realizado pelo Movimento Saúde Dia, concluiu que nove em cada 10 portugueses são favoráveis à criação de parcerias entre o SNS e os privados «para reencaminhar doentes nos casos em que o SNS não tem capacidade de resposta em tempo útil» e que os hospitais privados (59% considera-os bons ou muito bons) «recebem uma avaliação superior aos hospitais públicos, inclusive pelos utilizadores de hospitais públicos».

Ler mais..

CNS quer um ecossistema de saúde de valor reforçado, que inclua o setor privado e social

No dia 26 de outubro, a Convenção Nacional de Saúde (CNS) promoveu uma conferência centrada no pós-pandemia. Com o Alto Patrocínio do Presidente da República, a CNS reivindicou medidas para se «Recuperar a Saúde, Já» e evidenciou a disponibilidade dos vários parceiros que a constituem para participar nesse «esforço coletivo».

Ler mais..