Oscar Gaspar é o novo presidente da APHP

Oscar Gaspar é o novo presidente da APHP

Oscar Gaspar é o novo presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP)

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), entidade que representa os hospitais privados nacionais, tem novos órgãos sociais, eleitos por unanimidade, na passada quinta-feira, em Assembleia-Geral participada por perto de 80% dos associados. A direção passa a ser presidida pelo economista Óscar Gaspar, que foi Secretário de Estado da Saúde do XVIII Governo Constitucional.

Carlos Alcântara (Casa de Saúde Senhor da Serra, Lda), João Novais (Hospital da Luz, SA), João Martins (Lusíadas, SA) e João Bacalhau (Hospital Particular do Algarve, SA) são os vogais que transitam da anterior direção. João Estevão (Hospital Privado da Trofa, SA) e Guilherme Magalhães (Hospital CUF Infante Santo, SA) são os novos membros cooptados.

Para o triénio 2016-2018, o novo presidente da direção da APHP identificou como principal desafio a maior participação da hospitalização privada nas discussões da política de saúde.

«A hospitalização privada tem revelado um crescimento sólido e justifica-se quer pelo contributo efetivo e diferenciador em termos de sistema de saúde, quer pelo importante papel que desempenha como motor da atividade económica. Terá pela frente desafios de diversas naturezas, mas a reconhecida excelência na prestação de cuidados, a flexibilidade de gestão, a capacidade e vontade de investir e a liberdade de escolha que concede ao cidadão permitem lhe encarar o futuro de forma sustentável e ser considerada, quer um parceiro efetivo do SNS, quer um pilar do Sistema de Saúde Português», afirma Óscar Gaspar, presidente da APHP.

A APHP representa perto de 100 unidades privadas de saúde. A hospitalização privada portuguesa emprega mais de 17 mil pessoas e realiza anualmente 6,8 milhões de consultas, 1,7 milhões de atendimentos urgentes e 260 mil cirurgias. O volume de negócios ronda os €1850 milhões.

NOTAS BIOGRÁFICAS

Dr. Óscar Gaspar
Natural de Vagos, Aveiro, casado e pai de 2 filhos.
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Pós–graduação em Gestão Pública pela Universidade de Aveiro.
Trabalhou na banca de investimentos e na banca comercial, designadamente no BCP entre 1992 e 1997.
Foi assessor do Grupo Parlamentar do PS entre 1997 e 1999 e assessor e chefe de gabinete do Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento entre 1999 e 2001.
Membro do Conselho de Fiscalização do Instituto de Gestão de Fundos de Capitalização da Segurança Social e Administrador da Metro-Mondego, SA entre 2001 e 2004. Colaborador da Iberdrola até Março de 2005.
Foi assessor económico do Primeiro-ministro de 2005 a 2009 e Secretário de Estado da Saúde de 2009 a 2011.
Entre 2011 e Setembro de 2014 foi assessor económico do Secretário-Geral do PS. Foi Diretor de External Affairs da MSD – Merck Sharp & Dohme – Portugal até agosto de 2016.
Por unanimidade, foi eleito presidente da direção da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) para o triénio 2016 – 2018.

Partilhe

Deixe um comentário