“Todos por quem cuida” oferece câmaras de entubação a hospitais privados

“Todos por quem cuida” oferece câmaras de entubação a hospitais privados

O movimento solidário “Todos Por Quem Cuida” entregou, este mês, a diversos hospitais privados, 70 câmaras de proteção profissional para atos de entubação e extubação.

Luz Saúde Norte – Gaia, Luz Saúde LVT – H. Luz Lisboa, Luz Saúde LVT – H Beatriz Ângelo – Loures, H. St. Louis – Lisboa, Lusíadas Norte, Lusíadas LVT e HPAlgarve foram as unidades que receberam a primeira oferta deste movimento dinamizado pela Ordem dos Médicos, Ordem dos Farmacêuticos, Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) e outras instituições da sociedade civil, no combate à COVID-19.

O “Todos Por Quem Cuida” nasceu para entregar material determinante para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses durante a pandemia da COVID-19. Numa iniciativa que se regista e agradece, o “Todos por quem cuida” (www.todosporquemcuida.pt) abordou todos os hospitais sem discriminação, independentemente de serem públicos, privados ou da área social: todos somos sistema de saúde.

As caixas de proteção, fabricadas em policarbonato – um material que permite o uso de materiais alcaloides para a sua desinfeção – foram desenvolvidas e testadas por especialistas, em ambiente hospitalar, em parceria com a indústria portuguesa. O movimento prevê entregar um total de 500 unidades em todo o país.

De acordo com o Bastonário da Ordem dos Médicos, este é «um equipamento absolutamente essencial, seja para blocos operatórios, seja para unidades de cuidados intensivos, porque vai conferir uma proteção extra a todos os profissionais, desde logo aos anestesiologistas e aos intensivistas, mas também aos cirurgiões, aos enfermeiros, aos operacionais, etc.».

Partilhe

Deixe uma resposta