Presidente da República recebeu UEHP e APHP

Presidente da República recebeu UEHP e APHP

O presidente da União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP), Dr. Paul Garassus, e o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Oscar Gaspar, foram recebidos em audiência pelo Presidente da República, no passado dia 10 de março.

Para além da apresentação de cumprimentos e felicitações pela celebração de um ano de mandato, houve a oportunidade de transmitir ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa, quer a visão da hospitalização privada portuguesa e europeia, quer as dinâmicas de desenvolvimento do setor em Portugal e na Europa.

Os atuais 105 hospitais privados com atividade em Portugal representam sensivelmente metade das unidades hospitalares do país. A hospitalização privada portuguesa emprega mais de 17 mil pessoas e realiza anualmente 6,8 milhões de consultas, 1,7 milhões de atendimentos urgentes e 260 mil cirurgias.

Segundo os mais recentes dados do INE, os hospitais privados asseguram cerca de 30% das camas de internamento do país. O volume de negócios do setor ronda os €1850 milhões. Dez novos hospitais, €300 milhões de investimento, 3000 postos de trabalho é a agenda da hospitalização privada portuguesa até 2020.

A União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP) é uma federação de associações europeias de hospitalização privada, que representa um universo de 3500 hospitais privados. Acreditada junto de uma série de instituições europeias, a UEHP participa em vários grupos de trabalho, ao mais alto nível, na Comissão Europeia. Preconiza a existência de «mais Europa na Saúde» para que daí resulte «mais Saúde na Europa».

A audiência ocorreu num dia particularmente relevante para a hospitalização privada portuguesa, que no mesmo dia acolhia, em Lisboa, os representantes de hospitais privados europeus de mais de 15 países, no âmbito da Assembleia Geral da UEHP.

Partilhe

Deixe uma resposta