O hospital mais ocidental da Europa foi inaugurado nos Açores

O hospital mais ocidental da Europa foi inaugurado nos Açores

O primeiro hospital privado do arquipélago dos Açores – a mais ocidental unidade de saúde da Europa – foi inaugurado no passado dia 8 de março. O Hospital Internacional dos Açores (HIA) fica em Lagoa, na ilha de São Miguel, representa um investimento de 40 milhões de euros e tem mais de 180 profissionais.

Com uma oferta diferenciada em mais de 50 especialidades, 5 blocos operatórios, 96 camas e equipamentos topo de gama, o HIA iniciou atividade menos de três anos depois do lançamento da primeira pedra.

«Neste momento, a nível nacional, penso que os Açores já seriam a única região, tirando algumas no interior do país, que não tinham uma unidade e um projeto deste tipo», observa o presidente do conselho de administração do HIA, Luís Miguel Farinha, que está ligado ao setor da hospitalização privada há mais de 20 anos.

Para materializar o slogan ‘A sua saúde. A nossa missão!’, o HIA, que visa melhorar a prestação de cuidados numa região com escassos recursos de saúde, terá protocolos com as principais seguradoras nacionais, a ADSE e instituições regionais.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, e contou ainda com as presenças do secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses; do secretário regional das Finanças, Joaquim Bastos e Silva; da presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto; e da diretora da Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, Ana Reis.

Partilhe

Deixe uma resposta