Manuel Pizarro apresenta livro «Mais escolha, mais Saúde», de Oscar Gaspar

Manuel Pizarro apresenta livro «Mais escolha, mais Saúde», de Oscar Gaspar

09 dez 2021

 

O livro «Mais escolha, Mais Saúde», que reúne textos de opinião de Oscar Gaspar, escritos nos primeiros cinco anos da sua presidência da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), é apresentado, hoje, pelas 18 horas, no Ateneu Comercial do Porto. A apresentação inicial será realizada por Manuel Pizarro, médico, especialista em medicina interna no Hospital de S. João, vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal do Porto e eurodeputado no Parlamento Europeu.

«Esta é uma compilação cronológica, com muitas linhas que foram escritas sobre a pressão da conjuntura e, por isso, necessariamente marcadas pelas especificidades dos tempos que vivemos, mas, mais do que um diário de bordo, é um testemunho de coerência nas tomadas de posição em relação a muitos domínios da Saúde», explica Oscar Gaspar, sobre as motivações de edição desta obra.

O livro, que tem prefácios de Germano de Sousa, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, e de Augusto Mateus, ex-Ministro da Economia e professor do ISEG, reúne artigos de opinião, editoriais e crónicas publicadas em diversos meios de comunicação. Da newsletter Feedback ao semanário Expresso, com passagem pelos jornais Público, Diário de Notícias, Negócios, Observador ou ECO.

«Os contributos deste livro ajudam a perceber que ter um bom serviço nacional de saúde não chega, é necessário ter um verdadeiro sistema nacional de saúde, mais vasto que o SNS, capaz de garantir a eficácia dos cuidados, a diversidade das respostas e a equidade das soluções, com todos os meios a servirem as necessidades da procura», assegura Augusto Mateus.

«As suas reflexões, relativas aos últimos cinco anos, de 2016 até 2021, permitem perceber melhor a evolução da Saúde e verificar a importância crescente da hospitalização privada e, naturalmente, do sector privado que, embora diabolizado por erradas e enviesadas razões ideológicas, se afirmou e afirma crescente e definitivamente como essencial, para a população portuguesa, dentro de um Sistema Nacional de Saúde», destaca Germano de Sousa.

Para o presidente da APHP, este livro, que tem a chancela da editora By the Book, é um contributo para a afirmação do caráter misto do sistema de saúde português, do qual «a hospitalização privada é um pilar importante da oferta de saúde à disposição dos portugueses, inclusive na luta nacional contra a pandemia de COVID19».

Partilhe

Deixe uma resposta