Hospitais privados lideram TOP 10 dos melhores sites hospitalares portugueses

Hospitais privados lideram TOP 10 dos melhores sites hospitalares portugueses

O estudo «Presença dos Hospitais Portugueses na Internet», realizado pela Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), coloca sete hospitais privados no TOP 10 dos sites hospitalares portugueses.

Em análise, entre julho e agosto de 2019, estiveram 135 sites de hospitais públicos e privados portugueses, de uma lista referenciada pela Entidade Reguladora da Saúde no âmbito do SINAS (Sistema Nacional de Avaliação em Saúde).

Na classificação global dos sites oficiais, o TOP 10 integra cinco hospitais da rede CUF (Hospital CUF Torres Vedras, Hospital CUF Cascais, Hospital CUF Santarém, Hospital CUF Infante Santo e Hospital CUF Descobertas) e dois do grupo Luz Saúde (Hospital da Luz Póvoa do Varzim e Hospital da Luz Lisboa).

«Numa época em que é crescente a importância do e-health e as dinâmicas digitais se revelam cruciais para o atendimento e interação com os cidadãos, é uma satisfação para a APHP ver os seus associados na vanguarda deste domínio», observa Oscar Gaspar, presidente da APHP.

Este estudo, que utiliza o HSWAI – Health Sector Website Assessment Index, é o resultado de uma ferramenta que integra uma série de indicadores utilizados para avaliar os sites dos hospitais, estruturados em quatro categorias: conteúdos, serviços, interação com a comunidade e aspetos tecnológicos.

A análise, realizada a partir da observação direta de cada site, é baseada na identificação de dimensões relativas de avaliação e métricas convencionadas nos sites de serviços da área da saúde, de forma a perceber como os utilizadores percecionam a presença deste setor na Internet.

Delfina Soares, Dimitris Sarantis e Joana Carvalho, autores do estudo, asseguram que há muito a fazer para a generalidade dos sites hospitalares portugueses se revelarem amigos dos utilizadores, de fácil acesso e intuitivos, e, com este trabalho, visam a promoção e a partilha de boas práticas, que beneficiem os hospitais e os seus clientes.

Partilhe

Deixe uma resposta