Dia Mundial da Saúde assinalado com obliteração de selo comemorativo

Dia Mundial da Saúde assinalado com obliteração de selo comemorativo

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde, a APHP realizou, a 7 de abril, a obliteração do selo comemorativo dos seus 50 anos. Com o apoio dos CTT, numa cerimónia à medida do contexto pandémico, que decorreu na sua sede, impôs-se o carimbo de primeiro dia de circulação do referido selo nos primeiros envelopes.

«A emissão de um selo, pelos valores simbólicos e históricos associados, foi uma iniciativa que acarinhamos porque, para além de ser uma forma distinta de registar os primeiros 50 anos do associativismo dos hospitais privados, é também um modo de ver essa história ser recordada a todo o instante», explica Oscar Gaspar, presidente da APHP.

«Dizia o Professor Oliveira Marques que a filatelia de Portugal, os selos, os postais e os carimbos são a memória histórica da nação. Através deles um investigador do futuro pode analisar o que de mais importante se passou no passado. Para assinalar os 50 anos da APHP, no passado dia 7 de abril, os CTT Correios de Portugal estiveram presentes para cumprir a sua função como foi descrita pelo ilustre historiador», observa Raul Moreira, diretor dos serviços de filatelia dos CTT.

No final da cerimónia, como é tradição, os presentes trocaram os sobrescritos do primeiro dia, carimbados e assinados. Um dos envelopes é destinado ao Museu dos CTT, para memória futura.

«Pela importância da instituição que hoje corporiza uma extremamente significativa fileira da atividade empresarial e assistencial em Portugal – a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada – pela eficácia do seu trabalho, mas também pela relevância da atividade no tempo atual, foi com o maior prazer e com toda a justiça que os Correios de Portugal deram cumprimento ao estabelecido no Estatuto do Selo Postal Português e emitiram um Carimbo Postal comemorativo desta efeméride», conclui Raul Moreira.

Partilhe

Deixe uma resposta