COVID-19 | Hospitais privados têm 2.200 casos suspeitos e 112 doentes internados

COVID-19 | Hospitais privados têm 2.200 casos suspeitos e 112 doentes internados

No final da primeira semana da fase de mitigação da pandemia de COVID-19 os hospitais privados portugueses já atenderam 2.270 cidadãos com suspeita de infeção.

À data de hoje estão internados nos hospitais privados 112 doentes com COVID-19, nove (9) dos quais nos cuidados intensivos.

Na sequência das diversas notícias de redução muito significativa dos episódios de urgência, dos exames de diagnóstico (colonoscopias, por exemplo) e compreensível focalização do SNS na luta contra a COVID-19, os hospitais privados reafirmam a sua inteira disponibilidade para colaborar na satisfação das necessidades de saúde dos portugueses.

Atuar como um verdadeiro sistema de saúde

Para Oscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), os 115 hospitais privados portugueses não estão indiferentes aos relatos que se sucedem, nos jornais e televisões, de doentes e familiares apreensivos com adiamentos, compreensíveis em função do contexto, mas que podem induzir outro tipo de problemas, quer na saúde dos portugueses, quer na gestão hospitalar futura.

«De modo a evitar que a Covid-19, para além dos seus gravíssimos impactos diretos, afete também outros níveis da saúde dos portugueses, seria importante delinear um programa extraordinário das prestações do SNS, para o qual os hospitais privados têm toda disponibilidade para participar», propõe Oscar Gaspar, para quem este é o momento de, para benefício dos portugueses, articular os meios disponíveis no Sistema de Saúde Português.

Partilhe

Deixe um comentário