APHP adere ao Fórum Saúde Século XXI

APHP adere ao Fórum Saúde Século XXI

Em janeiro, a APHP aderiu ao Fórum Saúde para o século XXI.
Fundado em março de 2014, o Fórum Saúde para o século XXI visa a promoção de relações informais e independentes, entre os principais “stakeholders” do setor da saúde em Portugal. Os seus trabalhos têm incidido sobre quatro temáticas principais: financiamento (assegurar a sustentabilidade económica, financeira e social, do sistema nacional de saúde), literacia (promover a literacia em saúde como fator central de uma política de educação e prevenção), organização (implementar novos processos de organização e gestão, com vista a melhorar a eficiência e qualidade dos serviços de saúde prestados pelas entidades públicas e privadas) e investigação (definir áreas estratégicas de investigação e desenvolvimento de modelos de financiamento autossustentáveis).
A Ministra da Saúde, Marta Temido, recebeu, a 22 de janeiro, uma delegação do Fórum Saúde para o século XXI.
Numa audiência que contou ainda com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, o Fórum apresentou o seu último “position paper”, intitulado “CINCO PRIORIDADES PARA A SAÚDE EM PORTUGAL”.

Esse documento recomenda:

  1. Aumento da percentagem da despesa em saúde no total da despesa pública;
  2. Criar uma efetiva separação entre o financiador, regulador e o prestador de cuidados de saúde;
  3. Adotar modelos de financiamento centrados nos resultados em saúde obtidos e não nos atos realizados;
  4. Redesenhar o modelo organizativo promovendo a articulação entre os cuidados de saúde primários, os cuidados de saúde hospitalares, e os cuidados continuados, procurando desfazer a sobreposição de gastos e recursos e respondendo às necessidades e expetativas dos cidadãos que pagam o SNS através dos impostos;
  5. Melhorar a literacia em saúde de todos os cidadãos com vista à adoção de estilos de vida saudáveis.

Partilhe

Deixe um comentário