UEHP debate dados em saúde e cibersegurança
No início do mês de novembro, em Bruxelas, no quadro de dois momentos da atividade da União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP) esteve em destaque o futuro do setor, num novo enquadramento político e da tecnologia emergente.
No âmbito do Council Meeting da UEHP, no dia 7, analisaram-se as perspetivas da Saúde no novo ciclo político europeu. Os representantes das associações nacionais congéneres recordaram que a discriminação de hospitais privados limita o acesso aos cuidados de saúde e aumenta os custos do sistema. Na qualidade de vice-presidente da UEHP, Oscar Gaspar salientou que a Saúde é uma das questões que mais preocupa os europeus e que, salvaguardando a competência dos Estados-Membro, a União Europeia deve reconhecer o papel dos hospitais privados e defender regras que aumentem a sustentabilidade dos sistemas de saúde.
Na Assembleia Geral da UEHP, no dia seguinte, para além do reforço da representatividade desta federação, que aprovou a entrada de dois novos membros, Eslováquia e da Ucrânia, discutiram-se, com Saila Rinne, da DG CNET, as questões do Espaço Europeu dos Dados de Saúde e da Cibersegurança nos hospitais – vetores relevantes para melhor e mais segura prestação de cuidados de saúde aos cidadãos.
A UEHP representa mais de 5.000 hospitais e clínicas europeias e é responsável por mais de 30% da atividade hospitalar desenvolvida na Europa.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.