Projeto da CUF distinguido no Congresso Mundial dos Hospitais
Os hospitais privados portugueses foram, este mês, distinguidos pela sua qualidade no 47º Congresso Mundial dos Hospitais: a CUF recebeu uma Menção Honrosa pelo seu projeto “Hospital sterilization center: a new water sustainability paradigm”, na categoria “Excellence Award for Low-Carbon Healthcare”, dos International Hospital Federation Awards. Pertenceu aos 49 projetos finalistas, selecionados entre mais de 500 candidaturas provenientes de 37 países.
Os International Hospital Federation Awards, promovidos pela International Hospital Federation (IHF), são reconhecidos como um dos mais prestigiados prémios no setor da saúde. Destacam a inovação de hospitais e organizações em projetos que pretendem melhorar a prestação de cuidados de saúde, promovendo também as boas práticas e a partilha de conhecimento a nível internacional.
O projeto, focado na solução de reaproveitamento de água nas instalações da Central de Esterilização da CUF (CEC), é uma iniciativa de sucesso que tem permitido a poupança de 145.000 litros de água por mês e uma redução do consumo deste recurso em cerca de 15%. Com este projeto, a CEC poupa, por mês, o equivalente a 100.000 garrafas de água de 1,5L. A utilização de água é otimizada em processos de esterilização, conhecidos pelo elevado consumo deste recurso, sendo composto por três fases: reutilização da água no processo de osmose, otimização dos ciclos de lavagem e reutilização na fase de desinfeção térmica para pré-lavagem.
Para além das práticas na CEC, a estratégia de descarbonização do grupo CUF também tem passado pela instalação de UPAC fotovoltaicas em algumas unidades (permitindo a produção de energia para autoconsumo), pela inércia sem armazenamento e pela separação de produção da AQS da climatização.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.