Portugal acolhe em 2022 o maior evento europeu da hospitalização privada

Portugal acolhe em 2022 o maior evento europeu da hospitalização privada

Com o amenizar das medidas precaucionárias relacionadas com a pandemia de COVID19, o mês de outubro assinala o retomar das relações internacionais presenciais da hospitalização privada. Em Bruxelas, na sede da União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP), decidiu-se que Portugal será o palco do principal evento público de 2022.

A 14 de outubro, a direção da UEHP debateu a experiência do combate à COVID19 na Europa e o processo de vacinação em cada país. Foi também analisada a nova edição do Factbook da hospitalização privada na Europa, onde o papel dos hospitais privados portugueses fica evidente, que será apresentado publicamente em breve. No dia seguinte, no plenário das associações nacionais de hospitais privados europeus, ficou acordado que, no próximo ano, a hospitalização privada europeia realizará um evento significativo em Portugal. À margem dos trabalhos da UEHP, a APHP e a congénere espanhola decidiram retomar as Cimeiras Ibéricas. A terceira edição ocorrerá no próximo ano, também em Portugal.

Já no final deste mês, e tendo como convidada a bastonária portuguesa da Ordem dos Enfermeiros, a UEHP e a mutualista SHAM Relyens, seguradora especializada em gestão de risco, realizaram um workshop subordinado ao tema “O que aprendemos com a crise de saúde para reforçar a nossa resiliência?”. Ana Rita Cavaco realçou que uma das grandes lições da pandemia é a necessidade de investir e de valorizar os enfermeiros.

Dirk Van den Steen, coordenador da Unidade B1 na DG SANTE, apresentou o trabalho da Comissão para apoiar os agentes do setor da saúde durante a pandemia, bem como os novos projetos e iniciativas da Comissão, que terão um foco na resiliência dos serviços e das instalações de recobro.

Partilhe

Deixe um comentário