Não há melhor retorno do investimento do que a Saúde
No seu discurso sobre o estado da União, no passado dia 15 de setembro, a presidente da Comissão Europeia apresentou as iniciativas emblemáticas que a Comissão tenciona empreender no próximo ano. E destacou a Saúde como o melhor retorno do investimento.
Ursula von der Leyen enfatizou, relativamente à Saúde, que, na Europa, «dispomos da capacidade científica e de inovação, dos conhecimentos especializados do setor privado e de autoridades nacionais competentes. Temos agora de reunir tudo isto, incluindo um financiamento maciço». Consequentemente, propôs «uma nova missão de preparação e resiliência no domínio da saúde em toda a UE. Esta deve ser apoiada por um investimento da Equipa Europa de 50 mil milhões de euros até 2027», concluindo que «o objetivo é garantir que nenhum vírus transformará uma epidemia local numa pandemia global. Não há melhor retorno do investimento do que este».
A presidente da Comissão Europeia também deixou claro que a União Europeia da Saúde é um grande passo em frente, uma dimensão nova, que foi catalisada pela pandemia de COVID19, mas que representa também uma atuação inédita da UE na garantia de saúde para os cidadãos europeus, sejam de que país forem.
Em outro momento do referido discurso, a Presidente da Comissão referiu a importância de implementar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, nos quais incluiu a necessidade de «melhores cuidados de saúde».
Note-se que na Declaração do Porto, assinada em maio por 23 entidades, entre elas a APHP, já recordava às instituições europeias que «a saúde é um dos princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, que reconhece que todas as pessoas têm de direito de aceder, em tempo útil, a cuidados de saúde, incluindo prevenção e tratamento, de qualidade e a preços acessíveis».
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.