Hospitais privados na vanguarda da eficiência energética

Hospitais privados na vanguarda da eficiência energética

No passado dia 10 de julho, nas instalações da CIP e com acesso streaming para todos os Associados, foi realizada uma sessão sobre Eficiência Energética e Sustentabilidade no Setor Hospitalar, organizada pela ADENE em parceria com a APHP. A sessão de abertura contou com os contributos de Oscar Gaspar, Presidente da APHP, Sílvia Machado, Diretora da CIP e Ana Lisboa, Direção de Indústria e Transição Energética da ADENE, que introduziram o Roteiro da Indústria, uma iniciativa da ADENE destinada a promover a eficiência energética e a economia circular nos hospitais.

No primeiro painel foi apresentado o Sistema E-CIRCULAR, uma ferramenta assente numa auditoria de avaliação de diversos indicadores da organização – como o desempenho energético, a gestão de recursos hídricos e o envolvimento com stakeholders. Essa avaliação resultará numa classificação e num plano de ação para melhorias.

Foram também discutidas medidas de eficiência energética específicas para o setor da saúde, com destaque para o facto de 79% dos certificados energéticos pertencerem a unidades de saúde privadas. As recomendações incluem o aumento do uso de energias renováveis e a implementação de sistemas de automação.

Enfatizando a importância do setor da saúde na adoção de energias renováveis, foram apresentados os modelos de comunidades de energias renováveis viradas para o autoconsumo coletivo, bem como as vantagens dos Sistemas de Cogeração enquanto eixo de descarbonização. A ADENE encontra-se disponível para apoiar as organizações interessadas.

Foi também lançado um desafio: envolver o setor da hospitalização privada no combate à pobreza energética em Portugal até 2050, em linha com os objetivos do Observatório Nacional da Pobreza Energética.

As apresentações encerraram com a divulgação de um caso de sucesso da CUF, realçando-se que a solução de reaproveitamento de água nas instalações da Central de Esterilização tem permitido uma poupança de 15,5% no consumo de água e encontra-se entre os 7 finalistas dos IHF Awards, na categoria de Excellence Award for Low-Carbon Healthcare.

Na sessão de encerramento, a ADENE, pela palavra de Bruno Veloso, reafirmou o seu compromisso com a descarbonização e a inovação no setor hospitalar privado em Portugal, oferecendo consultoria e apoio na implementação de práticas focadas na eficiência energética, de forma gratuita. Para mais informações, contacte a APHP ou visite o website da ADENE.

Partilhe

Deixe um comentário