Hospitais privados lideram TOP 10 dos melhores sites hospitalares portugueses
O estudo «Presença dos Hospitais Portugueses na Internet», realizado pela Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), coloca sete hospitais privados no TOP 10 dos sites hospitalares portugueses.
O estudo avalia os sites oficiais de 135 hospitais públicos e privados em Portugal de acordo com um conjunto de indicadores estruturados em quatro categorias: Conteúdos, Serviços, Interação com a comunidade e Aspetos tecnológicos. O relatório inclui ainda um conjunto de análises segmentadas por tipo de hospital (público/privado), região NUTS II, grandes regiões (litoral, interior e ilhas), bem como uma análise comparativa com a classificação obtida no SINAS – Sistema Nacional de Avaliação em Saúde, dinamizado pela Entidade Reguladora da Saúde.
«Numa época em que é crescente a importância do e-health e as dinâmicas digitais se revelam cruciais para o atendimento e interação com os cidadãos, é uma satisfação para a APHP ver os seus associados na vanguarda deste domínio», observa Oscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).
Como método de avaliação, o estudo recorre ao HSWAI – Health Sector Website Assessment Instrument, que é o resultado de uma ferramenta que integra uma série de indicadores utilizados para avaliar os sites dos hospitais, desenvolvida pela Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), que está sedeada na Universidade do Minho, em Guimarães.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.