Aumento da atividade dos hospitais privados reforça Sistema de Saúde Português
Na sequência de inquérito anual à atividade dos associados, a APHP apresentou este mês os principais indicadores da capacidade e atividade da hospitalização privada portuguesa em 2023. Na generalidade, os números revelam um crescimento significativo em vários domínios, o que representa um claro reforço do Sistema de Saúde Português.
“O trabalho desenvolvido ao longo de 2023 pelos hospitais privados voltou a reforçar a importância destes prestadores no alargamento dos cuidados de saúde a todos os cidadãos”, assegura Oscar Gaspar, presidente da APHP.
No ano passado, os 129 hospitais privados nacionais realizaram mais de 25 mil consultas por dia, ultrapassando 9,3 milhões/ano; responderam a mais de um milhão e 425 mil episódios de urgência, o que representa uma média de 3.900/dia e um aumento de 4,5% em relação a 2022; e fizeram mais exames complementares de diagnóstico, nomeadamente TAC (tomografia computadorizada) e ressonâncias magnéticas, que cresceram, respetivamente, 7,4% e 11,6%.
Os hospitais privados executaram também mais cirurgias em 2023, com um total de 257.743, o que representa mais de 700 por dia.
Do total de cirurgias, 12.746 foram ao abrigo do SIGIC, o programa para recuperar as listas de espera cirúrgicas do Serviço Nacional de Saúde. Contudo, este é o domínio em que se contraria a regra de crescimento. Nos últimos anos, as cirurgias realizadas no âmbito do SIGIC caíram 30% nos hospitais privados.
O número de partos também aumentou nos hospitais privados, em linha com a tendência nacional. Em 2023, foram realizados 14.101 partos nos hospitais privados, o que equivale a mais de 17,5% dos realizados em Portugal.
Para a APHP é também significativo o aumento de diferenciação nos cuidados de saúde prestados, com os hospitais privados a acompanharam mais de 26 mil doentes oncológicos e a atender 316 mil pacientes em medicina dentária.
A par das novas unidades de saúde, que abriram em todo o país, incluindo em diversas regiões do interior, destaca-se ainda o investimento em novos equipamentos e no reforço da capacidade instalada. Em 2023, os hospitais privados investiram quase 164 milhões de euros.
No domínio dos recursos humanos, o inquérito da APHP revela que os hospitais privados contam com 20.413 médicos, 9.303 enfermeiros, 6.764 auxiliares de ação médica, 3.975 técnicos e 7.104 administrativos.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.