APHP participa no “The Health Captains Club”, em Heidelberg

APHP participa no “The Health Captains Club”, em Heidelberg

No “The Health Captains Club”, em Heidelberg, Alemanha, o presidente da APHP, Oscar Gaspar, apresentou a experiência portuguesa em relação à COVID-19 e a sua visão sobre como a União Europeia da Saúde pode reforçar a cidadania na Europa, proporcionando mais acesso e inovação, enquanto contribui para os sistemas de saúde serem mais sustentáveis e preparados para uma crise como a pandemia.

Na sua opinião, «temos muito a aprender com a experiência dos diferentes sistemas de saúde e aproveitar o potencial da transição digital no setor em termos de diagnósticos, tratamentos e monitorização, mas também da eficiência da gestão das instituições de saúde».

O presidente da APHP dissertou num painel de líderes do setor da Saúde, sobre a perspetiva da Europa sobre os sistemas de saúde, que já estavam sob pressão e cujas fragilidades a pandemia revelou ainda mais.

A falta de recursos humanos, os constrangimentos financeiros, a insegurança em relação à garantia de cuidados de saúde adequados, especialmente nas zonas rurais foram tidos como problemas transversais a toda a Europa. A transformação digital do sistema de saúde foi considerada como um precioso auxiliar na superação de alguns dos constrangimentos decorrentes do atual contexto europeu. «Nesta e em outras matérias é relevante a aplicação dos Programas de Recuperação e Resiliência e em Portugal deve haver uma atenção especial à transição digital no sistema de saúde», observou Oscar Gaspar.

Apesar de tudo, permanecem algumas questões: O que vai a Europa fazer mais para ter sistemas de saúde resilientes e à prova de crises? Como colocar efetivamente as pessoas no centro dos sistemas? De que modo se poderá adotar uma abordagem baseada em resultados?

Partilhe

Deixe um comentário