APHP com intenso networking em novembro
Para além do Congresso Mundial dos Hospitais, no Dubai, que concentrou atenções durante vários dias, o mês de novembro revelou-se de muitas solicitações também no plano doméstico. No dia 8, num debate organizado pela Gilead, sobre “saúde mais próxima”, o presidente da APHP afirmou que os dados são dos cidadãos e que a transição digital permitirá aumentar os níveis de acesso e a eficiência. No dia seguinte, na apresentação do RADIS – Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde, uma iniciativa da Convenção Nacional de Saúde, Oscar Gaspar, salientou a importância de ter dados sobre outcomes de saúde, para que os cidadãos possam saber os níveis de desempenho e tomar as suas decisões de acordo com essa informação. Na cerimónia oficial dos 40 anos da CESPU, a 15 de novembro, corroborou-se a necessidade de reforçar a formação de profissionais de saúde, objetivo para o qual a existência de escolas de saúde e de hospitais universitários, públicos e privados, é estratégica. No dia 17 de novembro, no congresso da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, Oscar Gaspar realçou no debate organizado pela Anadial que o SNS atualizou o preço base da contratualização em 13,1% para 2023 e que seria importante o Ministério da Saúde e a ADSE atualizarem os preços dos atos médicos prestados pelas unidades privadas de saúde.
No Congresso dos Médicos Dentistas, na FIL, em Lisboa, que reuniu, a 18 de novembro, mais de 4000 congressistas, ficou claro que as seguradoras e os subsistemas de saúde têm de acautelar a qualidade e a sustentabilidade, muito premente nesta conjuntura de pressão enorme da inflação sobre os custos da atividade.
No dia 22, a propósito do ciclo orçamental em curso, realizou-se na Faculdade de Economia do Porto um debate sobre Saúde entre o Prof. Álvaro Almeida e o Dr. Oscar Gaspar, com a moderação da prof. Susana Oliveira. As virtudes das PPP, a discussão sobre a escassez de recursos humanos nas instituições de saúde e a análise das implicações da nova Direção Executiva do SNS foram os pontos que mereceram mais interesse por parte dos alunos presentes.
Na conferência do Health Cluster Portugal, que se realizou a 23 de novembro, Oscar Gaspar salientou que a Direção Executiva do SNS deve representar finalmente a separação dos papéis de financiamento e de prestação dentro do Ministério da Saúde. No 6º seminário da Associação Portuguesa de Logística (APLOG), a 24 de novembro, a APHP participou na discussão sobre o futuro da saúde e a importância da logística, que se revelou determinante, no período da pandemia, para a continuidade da prestação de cuidados.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.