47º Congresso Mundial dos Hospitais debateu o presente e o futuro da saúde global
Inteligência artificial e tecnologia, sustentabilidade e descarbonização, força de trabalho, boas práticas e liderança foram alguns dos temas em discussão no 47º Congresso Mundial dos Hospitais, que se realizou no Rio de Janeiro, nos dias 10, 11 e 12 de setembro. Os hospitais privados portugueses marcaram presença nesta ocasião que é reconhecida pela possibilidade de networking e pela enriquecedora troca de experiências.
Sob o mote “Global Learning, Local Action”, a 47ª edição do Congresso recebeu mais de 1000 participantes, oriundos de mais de 60 países, reunidos para discutir mais e melhor Saúde: a qualidade clínica, o paciente no centro da decisão e cuidados de saúde baseados no valor são as prioridades de qualquer hospital.
À semelhança da edição passada, realizada em Lisboa, algumas sessões paralelas foram realizadas em português, destinadas aos participantes dos países de língua portuguesa. As cinco sessões foram organizadas em conjunto pela Federação Brasileira de Hospitais e pelo Consórcio Português, do qual a APHP faz parte.
O presidente da APHP, Oscar Gaspar, moderou a sessão sobre Financiamento em Saúde. A sessão contou com cinco oradores brasileiros e um orador português – Dr. Miguel Paiva – que partilharam as suas visões sobre os sistemas de saúde, a gestão e os modelos de financiamento dos respetivos países. A despesa em saúde enfrenta um crescimento global, devido sobretudo à população envelhecida, e é necessária uma estratégia eficaz que combine o investimento em saúde com a sustentabilidade financeira dos sistemas de saúde. A prevenção, as Parcerias Público-Privadas, a eficiência e os cuidados de saúde centrados no paciente foram algumas das soluções possíveis apresentadas.
A colaboração portuguesa culminou na assinatura do Memorando de Cooperação Técnica, firmado pelos representantes dos países participantes presentes – Portugal, Brasil e Angola – simbolizando o compromisso de cooperação futura entre os referidos países no setor da saúde. O objetivo desta parceria será a melhoria dos serviços de saúde através da implementação de programas conjuntos de capacitação, formação para profissionais de saúde, intercâmbio científico, promoção do Turismo Médico, entre outros.
A última atividade do Congresso, para o Consórcio Português, foi marcada pela visita ao Super Centro Carioca de Saúde. Inaugurado em 2023 pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o Super Centro é um complexo de saúde moderno e acessível, composto por três unidades: Centro Carioca de Especialidades, Centro Carioca do Olho e Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem. A visita permitiu conhecer o esforço da Prefeitura em diminuir a fila do SISREG e melhorar o atendimento da rede municipal de saúde.
Para o ano, o Congresso realiza-se entre 10 e 13 de novembro, em Genebra.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.