Feedback
Newsletter da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada
101
06/2026
Hospitais Privados
• AGENDA •
• EDITORIAL
• ASSOCIADOS
• BISTURI
• FRASES DO MÊS
• É LEGAL
Saúde é estratégia
Realizámos a 5.ª Cimeira Ibérica dos Hospitais Privados e, tanto a APHP como a ASPE, enquanto organizadoras, consideram que o evento cumpriu todos os objetivos: foi o ponto de encontro de responsáveis pela hospitalização privada de Espanha e de Portugal, discutimos temas de grande interesse para o futuro da Saúde, conseguimos apresentar boas práticas e juntámos a nós stakeholders muito relevantes.
A presença do Secretário de Estado da Gestão da Saúde, Dr. Francisco Catalão, foi uma honra para nós, assim como também foram importantes as intervenções do Presidente da CIP, Dr. Armindo Monteiro, da Presidente da Câmara de Comércio Luso-Espanhola, Dr. Berta Cunha, e do nosso convidado especial Dr. Graccho Alvim, em representação da Federação Brasileira dos Hospitais. Também ficámos muito agradados por ter entre nós responsáveis pela ADSE e por sindicatos de enfermagem, bem como o presidente do Conselho Clínico da APHP, Prof. José Roquette, a par de empresas das indústrias farmacêutica e de dispositivos médicos que nos acompanham. Estamos gratos ao BPI pelo espaço e acolhimento.
Agradeço muito ao Presidente da ASPE, e meu caro amigo José Manuel Baltar, por, mais uma vez, ter escolhido Lisboa para uma das suas atividades. No final de dois dias intensos, tirámos lições muito relevantes.
Para salientar só uma ideia forte de cada sessão, atrevo-me a extrair das intervenções de Cláudia Simões, Hermano Santos e Salvador Sanchis, respetivamente, o seguinte:
Um novo modelo começa a crescer: do hospital como “lugar” ao hospital como ecossistema e assumimos que transformar saúde é criar valor, não apenas tecnologia;
Prestadores privados realizaram mais de 9 milhões de procedimentos nas segundas coberturas, gerando poupanças para o SNS de cerca de 2 mil M€ pelo que o Estado deveria reconhecer a complementaridade da hospitalização privada e das segundas coberturas através de um tratamento fiscal ajustado e promoção de condições equitativas para desenvolvimento da atividade;
As pessoas não são recursos. São a estratégia. Talvez tenha chegado o momento de reconhecer que o maior projeto de transformação que ainda temos por concretizar é a transformação da experiência do profissional de saúde.
Palavras muito inspiradoras porque percebemos que estamos no caminho certo e em busca de soluções para os problemas das pessoas e a sustentabilidade dos sistemas, sendo que tal também exige que os hospitais privados tenham condições para se desenvolver.
Uma outra mensagem, mais global, da Cimeira é que a saúde é um dos maiores e mais estratégicos ecossistemas económicos da Europa. Hospitais e clínicas, empresas de ciências da vida, fabricantes de tecnologia médica, inovadores em saúde digital, instituições de pesquisa e também seguradoras de saúde formam um ecossistema complexo que contribui significativamente para o crescimento e a prosperidade da Europa. É por isso que a saúde deve ser cada vez mais reconhecida como um setor prioritário para o futuro da Europa.
Quisemos que esta Cimeira fosse pensada e vivida sob o signo da oliveira - um símbolo que une os países ibéricos. As oliveiras e o azeite são mesmo algo que identifica a cultura mediterrânica, um ativo que nos valoriza e que valorizamos. Os gregos identificaram a oliveira com a sabedoria e prosperidade e os romanos sempre tiveram a oliveira como representação de união e abundância, sendo um símbolo da virtude cívica. Foi à sombra desta motivação que assinámos a Declaração de Lisboa, onde os hospitais privados de Portugal e de Espanha defenderam, nomeadamente, a complementaridade efetiva entre os setores público e privado, enquadramentos regulatórios estáveis, transparentes e não discriminatórios e modelos de financiamento e contratação adequados e atualizados.
Este dia grande, de 18 de junho de 2026, ficou também marcado pela entrega do 1.º Prémio de Sustentabilidade dos Hospitais Privados. Parabéns a todos os que participaram e muito obrigado à MEDTRONIC por ser parceira nesta nossa atividade. A sustentabilidade ambiental, económica e social é cada vez mais central no setor da hospitalização privada e com este prémio demos um contributo para incentivar o desenvolvimento de práticas e soluções sustentáveis nas unidades privadas de saúde, promover a eficiência na gestão de recursos, contribuindo para a redução da pegada ambiental e para valorizar a responsabilidade social das instituições.
Hospitais Privados de Portugal e Espanha assinam Declaração de Lisboa
A telemedicina e a IA favorecem acesso à Saúde
Brasil formará 1 milhão de profissionais de saúde até 2030
Segundas coberturas em saúde ganham peso na sustentabilidade dos sistemas ibéricos
Talento será o principal fator de sustentabilidade dos sistemas de saúde
APHP premeia estratégias de sustentabilidade dos hospitais privados