Feedback

Newsletter da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada

103

09/2026

Hospitais Privados

• AGENDA •

• EDITORIAL

• ASSOCIADOS

• BISTURI

• FRASES DO MÊS

• É LEGAL

No passado dia 27 de agosto, a ADSE remeteu aos prestadores um e-mail com as novas condições do regime convencionado. A nova tabela foi comunicada sem qualquer contac-to prévio com os prestadores, nem a apresentação de qualquer justificação para os cortes em causa, efetuados, nomeadamente na área da oncologia, para entrada em vigor a partir de 1 de outubro.

Tendo sido uma surpresa para prestadores e beneficiários, a ADSE justificou posteriormen-te os cortes com a evolução dos Preços de Venda Hospitalar (PVH) dos medicamentos onco-lógicos, sendo que, em caso algum, demonstrou a aplicação do previsto no Decreto-Lei nº 7/2017, de 9 de janeiro, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei nº 33/2018 de 15 de maio, sobre os preços dos medicamentos e dispositivos médicos.

Na sequência das notícias sobre a baixa dos preços dos medicamentos oncológicos por parte da ADSE, a APHP garante que não está em causa a continuidade dos cuidados onco-lógicos dos beneficiários da ADSE, mas refere que vários prestadores pediram à ADSE um racional objetivo e sustentável para as alterações ao regime convencionado.

À APHP, os Associados com convenções na área da oncologia, garantem, como sempre fize-ram, o seu compromisso com a saúde de quem os procura, e nomeadamente com os bene-ficiários da ADSE. «Em caso algum está em causa a continuidade da prestação de cuidados oncológicos aos beneficiários da ADSE em tratamento», escreveu a APHP em comunicado de imprensa.

De acordo com os inquéritos da APHP aos associados, os hospitais privados trataram mais de 25 mil doentes oncológicos, dos quais perto de 7.500 seriam beneficiários da ADSE em 2025.

Cortes no regime convencionado da ADSE

Associação Portuguesa de Hospitalização Privada

comunicação@aphp-pt.org

Av. Luís Bívar, 36 – 1º Esq. 1050-145 Lisboa

+ 351 213 538 415

Cortes no regime convencionado da ADSE

APHP reúne especialistas para debater o tratamento da obesidade em Portugal

Prémios Europeus dos Hospitais Privados recebem número recorde de candidaturas

APHP integra projeto transnacional que visa a resiliência dos sistemas de saúde