Terapia de protões, recursos humanos e seguros de saúde dominam IV Cimeira Ibérica de Hospitais Privados
A cidade de Madrid volta a acolher, nos dias 5 e 6 de junho, a Cimeira Ibérica de Hospitais Privados. Nesta quarta edição do evento, o debate estará centrado nos recursos humanos do setor da Saúde e nas relações com as gestoras de seguros de saúde. O evento começa, porém, com uma visita a uma unidade de saúde de referência na Europa, o Centro de Terapia de Protões, do grupo Quirón Saúde.
O Centro de Terapia de Protões é uma unidade de saúde diferenciada no tratamento de cancro, que favorece a mínima ou nula radiação junto do tumor, uma menor dose integral de radiação por tratamento. A terapia de protões utiliza feixes de protões acelerados a alta energia, que são direcionados com precisão milimétrica contra o tumor, onde depositam a maior parte da sua energia. Dessa forma, comparada com técnicas convencionais, há uma drástica diminuição de tecido saudável afetado pela radiação, o que representa uma redução muito significativa do risco de tumores secundários e uma melhoria na qualidade de vida do paciente.
No dia seguinte, após a sessão de abertura, debate-se o presente e o futuro da saúde privada, experiências de formação de mais recursos humanos para o setor e as novas formas de relação entre unidades privadas de saúde e os financiadores, com especial enfoque nos seguros de saúde e no modelo mutualista.
Para além de uma série de especialistas do setor (ver programa no site do evento), a cimeira conta com a presença do Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira Gomes.
Na génese deste evento, cuja primeira edição ocorreu em 2018, está uma cooperação mais estreita entre a Associação de Saúde Privada de Espanha (ASPE) e a APHP, que visam um diálogo mais profícuo entre os hospitais privados espanhóis e portugueses.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.