Só o contributo de todos os prestadores assegura a sustentabilidade dos Sistemas de Saúde na Europa

Só o contributo de todos os prestadores assegura a sustentabilidade dos Sistemas de Saúde na Europa

No dia 1 de dezembro foi apresentada, em evento digital, a versão 2021 do Factbook da União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP), sob o tema «criar sistemas de saúde resilientes e sustentáveis na Europa: o papel dos hospitais privados».

Oscar Gaspar, presidente da APHP, participou neste evento com uma intervenção em que realçou a importância do envolvimento dos cidadãos e das associações de doentes, deu exemplos de parcerias entre unidades privadas e públicas na luta contra a COVID19 e alertou para o papel da União Europeia na garantia do acesso a cuidados de saúde de qualidade e em segurança.

O autor do estudo, Hans Martens, reforçou a ideia de que o acesso é uma questão de financiamento e não da propriedade dos hospitais.

Entre as principais conclusões do documento, destaque para a ideia segundo a qual «os hospitais privados são responsáveis por muito, inclusive no domínio do diagnóstico e tratamento do cancro, e podem ainda fazer mais e de forma mais ampla. Soluções inovadoras de prevenção e tratamento requerem coordenação. Para assegurar a sustentabilidade dos sistemas de saúde, os reguladores devem apoiar o desempenho global dos sistemas, incluindo o contributo dos prestadores privados».

O evento contou ainda com a presença do eurodeputado romeno Cristian-Silviu Busoi, do Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos), em cuja intervenção apoiou a generalidade das teses apresentadas pela UEHP.

Partilhe

Deixe uma resposta