Saúde com pontes para a Arábia Saudita

Saúde com pontes para a Arábia Saudita

A Saúde foi um dos vetores em destaque no memorando de constituição do Joint Business Council (JBC), entre a o Council of Saudi Chambers of Commerce and Industry e a Confederação Empresarial de Portugal – CIP, rubricado no âmbito da 5ª Comissão Mista entre Portugal e a Arábia Saudita, que decorreu a 9 e 10 de junho, em Riade.

Apesar da visita à Arábia Saudita ter tido um cariz económico multisetorial, a Saúde mereceu diversos destaques. No Joint Business Council, foi explicitamente consagrada como um dos setores em que se pretende “promover acordos entre empresários sauditas e portugueses”. O Conselho das Câmaras de Comércio mostrou-se também disponível para acompanhar e colaborar na resolução de problemas identificados por empresários portugueses, tais como as regulamentações SASO e o acesso da indústria farmacêutica ao mercado saudita. Várias entidades sauditas também demonstraram interesse, quer de investimento no setor, quer na experiência privada de gestão de hospitais.

Por outro lado, o diversificado grupo Alfanar, que detém em Portugal a empresa de engenharia DAR, com especialização em áreas como a Energia e a Saúde (hospitais, centros de Saúde, etc.), manifestou a vontade de estabelecer maiores sinergias com a hospitalização privada portuguesa.

O presidente da APHP, Oscar Gaspar, integrou a comitiva do Secretário de Estado da Internacionalização, e, em representação da CIP, assinou o referido memorando.

Partilhe

Deixe uma resposta