Presidente da UEHP visitou Portugal

Presidente da UEHP visitou Portugal

No início de outubro, Paul Garassus, presidente da União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP), a associação europeia dos hospitais privados, realizou uma visita a Portugal. Teve oportunidade de realizar reuniões ao mais alto nível institucional e de conhecer, em pormenor, exemplos de novos investimentos.

Visitou o Hospital da Luz, em Lisboa, que conjuga um hospital altamente diferenciado, uma unidade de cuidados continuados e paliativos, um centro de medicina geral e familiar, um condomínio residencial destinado à população mais idosa, e um Centro de Simulação e formação médica, que é um dos maiores da Europa.

Paul Garassus foi também recebido, a 7 de outubro, pela Ministra da Saúde. O encontro permitiu partilhar informação sobre a participação dos hospitais privados na luta contra a COVID19 na Europa, referir a relevância da avaliação de desempenho dos hospitais pelo valor em saúde (nomeadamente para os cidadãos) e notar a importância de haver as mesmas regras de qualidade e segurança para todos os hospitais, independentemente da sua propriedade.
Em entrevista ao jornal Nascer do Sol, publicada na edição de 9 de outubro, Paul Garassus afirmou que, para a gestão em Saúde, «a questão tem de ser cada vez mais quais são os hospitais eficazes e financiar cuidados de qualidade».

O presidente da UEHP deu exemplos da colaboração público-privada em toda a Europa, sobretudo no auge da pandemia, assegurou que, por exemplo, em França, «as ideias do setor privado são aproveitadas» e que este tem «o mesmo respeito que o setor público» e que a «alta autoridade de saúde tem os mesmos critérios para hospitais públicos e privados».

Paul Garassus defendeu que a pandemia mostrou que a colaboração entre setores é essencial e que «não faz sentido dizer que só porque é publico é bom».

Partilhe

Deixe um comentário