Manifesto por uma Europa mais saudável e na vanguarda da inovação

Manifesto por uma Europa mais saudável e na vanguarda da inovação

A EU Health Coalition lançou, este mês, um Manifesto para uma Europa mais saudável e que recupere o seu lugar na vanguarda da inovação, com algumas recomendações dirigidas à União Europeia na antecâmara das eleições para o Parlamento Europeu, que se realizarão em junho de 2024.

Para a EU Health Coalition, da qual fazem parte 47 parceiros de diferentes setores da sociedade civil e de toda a Europa, incluindo a União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP), «chegou a hora de o setor da saúde e das ciências da vida ser reconhecido como um pilar estratégico para a Europa, complementando e reforçando as transições verde e digital».

Com base na abordagem “One Health”, a EU Health Coalition defende, neste manifesto, ser necessário:

– tornar os sistemas de saúde europeus verdadeiramente integrados e centrados nas pessoas;
– investir na qualificação da força de trabalho europeia em saúde;
– encarar os gastos em saúde como um investimento, não como um custo;
– criar na Europa um verdadeiro centro de pesquisa e inovação;
– criar um gabinete de saúde e ciências da vida na Comissão Europeia, subordinado a um vice-presidente, para liderar uma estratégia europeia coerente para este setor.

«Após a pandemia mais grave em décadas, os sistemas de saúde europeus enfrentam uma tempestade perfeita de envelhecimento da população, crescente prevalência de doenças crónicas, escassez significativa de força de trabalho em saúde e crise diversas na energia, clima, custo de vida e geopolíticas. Mas também vivem uma nova era de avanço rápido da ciência e de inovação revolucionária que, da genómica à análise de dados, ultrapassa, todos os dias, os limites pré-estabelecidos em saúde e cria oportunidades para responder às necessidades em saúde», pode ler-se no site da EU Health Coalition. Neste novo tabuleiro joga-se, por isso, a saúde e o bem-estar dos europeus e a resiliência económica, a prosperidade, a autonomia estratégica e a capacidade da Europa para permanecer na vanguarda da ciência e da pesquisa.

Partilhe

Deixe um comentário