Comunicados

Comunicados
As tomadas de posição públicas da APHP assumem preferencialmente a forma de comunicado ou nota de imprensa.

«Na saúde e na doença» vence concurso de fotografia dos hospitais privados portugueses

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) desafiou os profissionais dos 129 hospitais privados portugueses a retratarem a atividade hospitalar e o concurso revelou-se absolutamente surpreendente. O número de candidaturas excedeu as expetativas e as fotos propostas revelam objetivas com especial predileção por momentos de profundo humanismo, alguns dos quais captados durante a pandemia de Covid-19.

Ler mais..

Portugal ganha quatro dos sete Prémios Europeus dos Hospitais Privados 2023

A segunda edição dos Prémios Europeus de Hospitais Privados – que se realizou ontem, em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes – atribuiu quatro dos sete troféus em disputa a hospitais privados portugueses. Espanha, Itália e Polónia venceram nas restantes três categorias, numa cerimónia muito participada e que contou com representantes de diversos setores do universo da Saúde europeia, incluindo o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Ler mais..

Portugal volta a organizar gala dos Prémios Europeus de Hospitais Privados

A União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP) aceitou a proposta da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) para voltar a realizar, em Portugal, os Prémios Europeus de Hospitais Privados. A segunda edição desta cerimónia, que distingue e reconhece os hospitais privados que mais se destacam, em sete domínios, na Europa, realizar-se-á em Lisboa, no dia 25 de maio de 2023.

Ler mais..

APHP tem cinco novos associados

A APHP ampliou a sua representatividade ao acolher cinco novos associados, todos do grupo Atrys Health.
Atrys Portugal SGPS, Atrys Portugal Centro Médico Avançado, Atrys Portugal Medicina Molecular Porto, Atrys Portugal Medicina Molecular Braga e Atrys Portugal Diagnóstico são as entidades do grupo espanhol Atrys Health que, este mês, reforçaram…

Ler mais..

A contribuição de todos é fundamental para uma resposta que minimize os danos em termos de saúde

Nos últimos dias as Administrações Regionais de Saúde contactaram os hospitais privados para formalizar a relação com os hospitais do SNS.
Os hospitais privados já começaram a responder. Como dissemos desde o início: estamos disponíveis. E como se vê, estamos mesmo. Seria incompreensível que o Estado não recorresse aos privados.

Ler mais..

Totalmente disponíveis, hospitais privados aguardam proposta concreta do Ministério da Saúde

Os hospitais privados estão empenhados, desde a primeira hora, na luta nacional contra a pandemia COVID-19 e as suas consequências. Desde março que se procurou articular com o SNS e disponibilizaram-se mesmo cinco hospitais de primeira linha para a COVID sendo que o Ministério da Saúde entendeu que, até ao momento, o SNS era autossuficiente.

Ler mais..

Hospitais privados estão incondicionalmente disponíveis para participar no esforço nacional de combate à COVID-19

Na sequência da emissão da Norma 004, pela Direção Geral de Saúde (DGS), com os termos da preparação do sistema de saúde para a Fase de Mitigação da Pandemia COVID-19, a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) reitera que os hospitais privados estão disponíveis para, incondicionalmente, participarem no esforço nacional de combate a este vírus, realizando a necessária articulação com o SNS, tal como é do conhecimento da DGS e da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). […]

Ler mais..

APHP acorda aumentos salariais com a FESAHT

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) acordou com a Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT) diversas alterações ao Contrato Coletivo de Trabalho, das quais se destacam: a atualização da tabela salarial, com valores substancialmente acima da taxa de inflação; e a subida do valor do subsídio de refeição.

Ler mais..

Prémios Europeus dos Hospitais Privados serão entregues em Portugal

Portugal vai organizar, a 25 de junho, a primeira Gala anual para distinção dos melhores hospitais privados europeus. A decisão resulta de uma deliberação da Assembleia Geral da União Europeia da Hospitalização Privada (UEHP), realizada na passada sexta feira em Zurique, na sequência de proposta da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).

Ler mais..

Protocolo para Turismo Médico atingir os 100 M€

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) congratula-se com os dados do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), divulgados ontem pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) – que coloca hospitais com gestão privada entre os três melhores classificados e cinco no top 10 – mas alerta que esta avaliação não pode deixar de ser comunicada ao cidadão, para que este possa fazer escolhas informadas.

Ler mais..

Oscar Gaspar: «Não basta avaliar a excelência clínica dos hospitais, é preciso informar devidamente o cidadão»

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) congratula-se com os dados do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), divulgados ontem pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) – que coloca hospitais com gestão privada entre os três melhores classificados e cinco no top 10 – mas alerta que esta avaliação não pode deixar de ser comunicada ao cidadão, para que este possa fazer escolhas informadas.

Ler mais..