Hospital de São Francisco do Porto inscreve-se na APHP
O Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto, em atividade desde 1783, é o mais recente associado da APHP. Apostada em reforçar a sua representatividade do setor, a APHP tem conhecido um ritmo crescente de adesões.
«Este é um passo essencial para a nossa Instituição, que considera premente a união de esforços entre iguais de forma a ultrapassar as dificuldades cada vez maiores da Saúde em Portugal», justifica Luís Cherpe, diretor-geral da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto. «Mais que concorrentes», os hospitais privados portugueses devem, assegura, «ser parceiros na descoberta de soluções que permitam ser um complemento cada vez mais efetivo ao SNS, de forma que a população possa continuar a usufruir de um Sistema de Saúde universal, livre, com qualidade e acessível a todos».
Hospital
Com consultas de diversas especialidades médicas (incluindo medicina dentária, oftalmologia, com meios para cirurgia LASIK, e otorrinolaringologia, com área para reabilitação vestibular), bloco operatório (4 salas), internamento (com equipa médica de permanência contínua 24horas/dia), imagiologia (parceria com JCC-Diagnostic Imaging), análises clínicas (parceria com Laboratório Dr. Luís Marinho) e unidade de hemodiálise (parceria com Unihemo), o Hospital «orgulha-se da sua luta diária em trazer para dentro de portas todos os meios que permitam dar o que de melhor existe aos nossos doentes: melhores médicos, melhores equipamentos e melhores instalações», explica Luís Cherpe.
O diretor-geral referencia, como exemplo dessa filosofia, o HIFU, um equipamento único em Portugal, que permite um tratamento de ablação sem cirurgia do tremor essencial – talatomia por ablação com ultrassons. «Este tratamento não invasivo está indicado em doentes com Tremor Essencial que não tenham respondido à medicação, utilizando ondas de ultrassom focalizadas, guiadas por Ressonância Magnética (RM), para tratar tecidos profundos do cérebro, sem recorrer a implantes permanentes ou necessitar de incisões. Os resultados de um ensaio clínico de seguimento durante 3 anos demonstraram uma melhoria de 76,5% na gravidade do tremor, tendo efeitos visíveis de imediato», revela Luís Cherpe.
Seniores e obra social
Para além de Hospital, a Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto contempla ainda uma série de outras valências: Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (Lar Margarida Lisboa e a Residência Rainha Santa Isabel) e Setor Cultural (onde estão incluídos a Igreja Monumento, a Igreja Privativa, o Cemitério Catacumbal e o Museu e Acervo). Enquanto IPSS, pretende ser autossustentável, marcando presença, assim os resultados anuais o permitam, em obras de ação social que melhorarem a qualidade de vida dos habitantes mais carenciados do Grande Porto.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.