Hospital da Luz Lisboa, 1.º hospital universitário privado em Portugal

Hospital da Luz Lisboa, 1.º hospital universitário privado em Portugal

O primeiro curso de medicina do ensino privado já se iniciou em Portugal e os 50 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (FM-UCP) fizeram este mês a primeira visita clínica ao Hospital da Luz Lisboa, o primeiro hospital universitário privado em Portugal, onde vai decorrer a sua formação prática e clínica.

«Hoje, em parceria com a UCP, o Hospital da Luz inicia um novo ciclo de desenvolvimento e um exercício de projeção de futuro naquele que configura o mais importante de todos os investimentos: o investimento nas próximas gerações de profissionais de saúde, que lhes permita fazer frente de forma distintiva aos magníficos desafios da saúde do séc. XXI e da era digital. E sobretudo, como cidadãos, serem parte ativa de um admirável mundo novo», afirmou Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, na cerimónia inaugural do novo curso de medicina, a 14 de setembro.

A FM-UCP, em Sintra, recebeu mais de 600 manifestações de interesse ao primeiro mestrado integrado em Medicina no ensino privado. As aulas começaram no dia 13 de setembro e as 50 vagas atribuídas neste primeiro ano foram todas preenchidas. Quatro são de estudantes estrangeiros, de Estados-membros da União Europeia. O melhor colocado tem média de 19,3 valores.

«O estudante vai ter ao dispor um acompanhamento académico e clínico de elevada qualidade e de proximidade, num ambiente internacional e seguindo as melhores práticas de ensino médico num edifício inteligente, completamente equipado e com um parceiro hospitalar reconhecido», sustentou Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, ao jornal Público.

Num curso integralmente lecionado em inglês e que procura harmonizar Medicina e Tecnologia, «os estudantes terão acesso ao mais avançado centro de simulação médica do país», garantiu a Reitora.

«Portugal era um dos únicos países da Europa onde, por lei, existiam apenas escolas médicas públicas, o que faz deste um momento histórico», destaca Oscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).

Hospital da Luz Lisboa

Inaugurado em 2007, o Hospital da Luz Lisboa, que tem um quadro de 300 médicos em tempo completo, já atendeu mais de 1,6 milhões de pessoas, realizou perto de 6 milhões de consultas e atendimentos urgentes, mais de 170 mil cirurgias, mais de 30 mil partos e cerca de 30 milhões de exames complementares de diagnóstico. É acreditado desde 2018 pela JCI, com uma conformidade global superior a 98% relativamente aos mais elevados standards hospitalares definidos por esta organização internacional.

A unidade hospitalar acolhe hoje 26 médicos a realizar internato de especialidade, em áreas como anatomia patológica, anestesiologia, medicina interna, medicina intensiva, medicina nuclear, neurologia e oncologia médica. Tendo em vista à obtenção de idoneidade formativa em ginecologia/obstetrícia, cirurgia geral, radiologia, neurorradiologia, pediatria e urologia, o Hospital aguarda a avaliação dos colégios de especialidade da Ordem dos Médicos.

Integrado num campus de saúde, que representou um investimento de 300 milhões de euros e privilegia a integração de cuidados, Hospital da Luz em Lisboa conjuga um hospital altamente diferenciado, uma unidade de cuidados continuados e paliativos, um centro de medicina geral e familiar, um condomínio residencial destinado à população mais idosa, e um Centro de Simulação e formação médica, que é um dos maiores da Europa. Numa área de 1.300 m², tem mais de 10 salas de simulação avançada, mais de 100 simuladores, cerca de 30 câmaras e sistemas de som e audiovisuais e equipamentos clínicos reais.

«O Hospital da Luz Lisboa é já hoje uma plataforma de inovação, investigação e empreendedorismo, que alia a tecnologia à ciência da educação médica e que pretende ser um polo de desenvolvimento de novos modelos formativos dos profissionais de saúde», assegurou Isabel Vaz.

Conheça o Centro de Simulação em https://hospitaldaluz.pt/learninghealth/simulacao/centro-de-simulacao e veja o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=aPq3OQiOgL4

Partilhe

Deixe uma resposta