Hospitais privados e sindicatos acordam aumentos salariais para 2024

Hospitais privados e sindicatos acordam aumentos salariais para 2024

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) e a Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal e outros (FESAHT) acordaram aumentos salariais para os colaboradores dos hospitais privados, que oscilam entre os 10 e os 16%. Mais de 19 mil pessoas beneficiarão em 2024 com este entendimento.

O acordo assinado a 5 de março atualiza as cláusulas de expressão financeira constantes do Contrato Coletivo de Trabalho e abrange diferentes categorias profissionais: auxiliares de ação médica, serviços gerais, serviços administrativos, técnicos de saúde, serviços técnicos e de manutenção, bem como cozinha e restauração.

Num universo de 19 mil pessoas haverá um aumento de 115 euros que será transversal a todos os níveis de todas as categorias profissionais. O entendimento permitirá ainda a atribuição de um subsídio de refeição no valor de 6,10 euros por cada dia de trabalho efetivamente prestado.

A APHP congratula-se com o sucesso deste processo de negociação coletiva, que atualiza valores que se encontravam em vigor desde 2022. A celebração deste acordo traduz o reconhecimento de que a negociação coletiva é um relevante instrumento de trabalho entre os hospitais privados e os seus colaboradores e um importante ponto de encontro.

«As pessoas são o ativo mais determinante das organizações. É com esse espírito que, ano após ano, além das políticas de recursos humanos de cada hospital, encetamos negociações com os sindicatos representativos na hospitalização privada. O acordo agora alcançado com a FESAHT é uma boa notícia, quer para os trabalhadores de muitas áreas de atividade dentro dos hospitais privados, quer para os portugueses, que têm a garantia que os hospitais privados continuam a investir e a trabalhar para proporcionar de forma sustentada melhores cuidados de saúde», comenta Oscar Gaspar, presidente da APHP.

Partilhe

Deixe um comentário