Hospitais privados cumpriram a sua missão em 2020

Hospitais privados cumpriram a sua missão em 2020

A APHP editou o documento “Trabalhar e servir em ano de pandemia”, que faz uma análise da atividade dos hospitais privados em 2020 – um ano profundamente marcado pela COVID19, como também se expressa nas extraordinárias ilustrações gentilmente cedidas pelo enfermeiro sul-coreano Oh Young-jun.

Em relação a este ano extremamente difícil, a APHP faz questão de deixar claro que os hospitais privados estiveram à altura das responsabilidades e reforçaram a sua relação com os portugueses, apesar dos diversos desencontros motivados pela política, como reconheceu o Primeiro-Ministro em visita recente a um hospital privado.

No documento, que está a ser enviado a todas as instituições e personalidades do setor da saúde e atividades confinantes, a APHP reitera que, por parte dos hospitais privados, houve, «desde a primeira hora, disponibilidade para participar na luta contra a COVID19 e, embora sejam muitos os exemplos de colaboração efetiva, o acionamento de todo o sistema de saúde ficou penalizado por um planeamento unicamente centrado no serviço público».

Para a APHP, «os números demonstram a importância crescente dos hospitais privados na resposta à COVID19, designadamente quando o número de pessoas infetadas e o limite da capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tornaram fundamental o nosso envolvimento para acolher também os doentes COVID enviados pelo Estado, nos termos definidos pelo Ministério da Saúde».

O documento enfatiza igualmente que «os hospitais privados têm já em pleno funcionamento um ambicioso plano de recuperação de toda a atividade prejudicada pela pandemia».

Para além das conclusões e indicadores apresentados, o trabalho revela-se distintivo também no domínio gráfico, ao publicar dezenas de desenhos do enfermeiro sul-coreano Oh Young-jun, da unidade de Cuidados Intensivos do Gachon University Gil Hospital. Em abril de 2020, o jornal Los Angeles Times (https://www.latimes.com/world-nation/story/2020-04-09/sketches-from-the-coronavirus-fight) publicou, pela primeira vez, os traços deste profissional de saúde para registar o seu dia-a-dia no hospital, no auge da crise pandémica.

Obrigado Oh Young-jun. Pela cedência dos desenhos. Mas sobretudo por nos ajudares a colocar tudo em perspetiva.

Partilhe

Deixe uma resposta