APHP edita suplemento “Saúde e Vida”

APHP edita suplemento “Saúde e Vida”

No mês em que comemora 50 anos de atividade, a APHP editou, em parceria com o semanário Vida Económica, o suplemento “Saúde e Vida”, que traça o perfil atual da hospitalização privada e a sua relevância estratégica para a prestação de cuidados de saúde em Portugal e na Europa.

Em entrevista, Oscar Gaspar, presidente da APHP, destaca a dinâmica de investimento e crescimento dos hospitais privados, que são hoje maioritários em Portugal e «podem ter um papel estratégico no desenvolvimento do país». Oscar Gaspar acredita no potencial do chamado “turismo médico” e não tem dúvidas que «o setor da saúde vai ter que crescer para responder» aos desafios do aumento de esperança de vida, das legítimas expetativas dos cidadãos a ter acesso a cuidados de saúde mais adequados, bem como a uma pirâmide demográfica muito envelhecida. «Estima-se que a despesa em saúde tenha que aumentar 3 mil milhões de euros por ano até 2050», transmitiu.

Para além de uma mensagem do presidente da União Europeia da Hospitalização Privada (UEHP), que publicamos na integra nesta edição da Feedback, o suplemento inclui ainda artigos em que se destaca a colaboração dos hospitais privados em contexto de pandemia, o contributo crescente dos hospitais privados para a saúde dos portugueses de acordo com o INE, a “Declaração do Porto” e a liderança dos hospitais privados no TOP 10 dos melhores sites hospitalares portugueses. O ex-presidente da APHP, Artur Osório, assina também um texto de opinião no qual critica «a existência de enormes e crescentes listas de espera e a lentidão na resposta ao pós-Covid».

pdf

Partilhe

Deixe uma resposta