APHP edita livro «Mais escolha, mais Saúde»
No ano em que comemora 50 anos de associativismo dos hospitais privados em Portugal, a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) edita o livro «Mais escolha, Mais Saúde», que será apresentado em outubro e que reúne textos de opinião de Oscar Gaspar, escritos nos primeiros cinco anos da sua presidência, que também se assinalam em 2021.
«Esta é uma compilação cronológica, com muitas linhas que foram escritas sobre a pressão da conjuntura e, por isso, necessariamente marcadas pelas especificidades dos tempos que vivemos, mas, mais do que um diário de bordo, é um testemunho de coerência nas tomadas de posição», justifica o presidente da APHP.
O livro, que tem prefácios de Germano de Sousa, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, e de Augusto Mateus, ex-Ministro da Economia e professor do ISEG, reúne artigos de opinião, editoriais e crónicas publicadas em diversos meios de comunicação. Da newsletter Feedback ao semanário Expresso, com passagem pelos jornais Público, Diário de Notícias, Negócios, Observador ou ECO.
«Os contributos deste livro ajudam a perceber que ter um bom serviço nacional de saúde não chega, é necessário ter um verdadeiro sistema nacional de saúde, mais vasto que o SNS, capaz de garantir a eficácia dos cuidados, a diversidade das respostas e a equidade das soluções, com todos os meios a servirem as necessidades da procura», assegura Augusto Mateus.
«As suas reflexões, relativas aos últimos cinco anos, de 2016 até 2021, permitem perceber melhor a evolução da Saúde e verificar a importância crescente da hospitalização privada e, naturalmente, do sector privado que, embora diabolizado por erradas e enviesadas razões ideológicas, se afirmou e afirma crescente e definitivamente como essencial, para a população portuguesa, dentro de um Sistema Nacional de Saúde», destaca Germano de Sousa.
Para o presidente da APHP, este livro, que tem a chancela da editora By the Book, é um contributo para a afirmação do caráter misto do sistema de saúde português, do qual «a hospitalização privada é um pilar importante da oferta de saúde à disposição dos portugueses, inclusive na luta nacional contra a pandemia de COVID19».
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.