A inovação em saúde é estruturante para potenciar a prevenção

A inovação em saúde é estruturante para potenciar a prevenção

O Conselho de Saúde, Prevenção e Bem-estar da CIP promoveu, no dia 27 de novembro, a Conferência “Mais Saúde, Melhor Vida”, cujo objetivo foi debater políticas públicas de promoção da Saúde e ampliar a importância da inovação em saúde na vida da população.

O primeiro painel, moderado por Ema Paulino, presidente da ANF – Associação Nacional das Farmácias, reforçou a necessidade de desenhar políticas públicas focadas no cidadão, assim como inseri-lo nas decisões políticas ao nível da saúde. Referenciou-se ainda a importância de apostar na prevenção da doença e na literacia em saúde.

O segundo painel, moderado por Oscar Gaspar, presidente da APHP, promoveu o debate entre o médico Ricardo Baptista Leite; Pedro Duarte da Microsoft; Luís Pereira da Medtronic e Miguel Mascarenhas, fundador da Unidade de Medicina de Precisão do Hospital de São João. Em cima da mesa esteve a importância estratégica da inovação em saúde para potenciar a prevenção, acrescentando valor ao bem-estar do cidadão. Para os intervenientes, ficou claro que a inteligência artificial tem um enorme potencial em ganhos de saúde e na resposta aos cuidados de saúde. Em síntese, pode concluir-se que mais inovação e prevenção são os pilares da sustentabilidade do sistema de saúde e que, a par do panorama internacional, Portugal deve acompanhar a transição digital para esse efeito.

Partilhe

Deixe um comentário